Notícias

PEM realiza blitz para divulgação da 3ª Marcha em Defesa da Mulher

Por Júlio Sonsol, repórter do Núcleo de Comunicação Interna da Alece
22/08/2025 15:00 | Atualizado há 1 hora

Compartilhe esta notícia:

Mobilização divulgou Marcha que acontecerá no dia 30 de agosto - Foto: Bia Medeiros / Alece

Para convidar servidores, servidoras e população em geral para a mobilização pelo fim da violência contra a mulher, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Alece realizou, nesta sexta-feira (22/08), no entorno da Casa, uma blitz para divulgação da 3ª Marcha em Defesa da Mulher

A marcha será realizada no sábado, dia 30 de agosto, com concentração a partir das 6h30, na sede da PEM, localizada na Avenida Desembargador Moreira, 2.930 A, bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. A saída está prevista para 9h.  

De acordo com a coordenadora da PEM, Karisia Mara, as blitze buscam a sensibilização de servidoras, servidores e comunidade sobre a importância da luta contra a violência que as mulheres sofrem, ainda hoje, em nossa sociedade. 

Durante a blitz, foi distribuído material informativo a quem passava pelas vias próximas  Alece- Foto: Bia Medeiros / Alece

"A gente está unindo as forças aqui da Alece, neste movimento, para que se consiga somar o maior número possível, não só de mulheres, mas também de homens. No dia 30, a gente vai se concentrar na frente da Procuradoria Especial da Mulher e sair na rua em uma só voz, todos unidos. Nosso objetivo é que a luta contra a violência sofrida por mulheres seja fortalecida e que a gente consiga unir todos os órgãos, entidades, pessoas políticas, legislativas e a sociedade", disse Karisia Mara. 

Ela destaca que o movimento tem como objetivo a "tão sonhada" igualdade entre os gêneros, com o reconhecimento e respeito dos direitos das mulheres."A gente precisa de uma sociedade mais justa", considerou.

Divulgação realizada no cruzamento da avenida Pontes Vieira com rua Barbosa de Freitas - Foto: Bia Medeiros / Alece

3ª MARCHA

Desde que a primeira marcha foi realizada, em 2023, é possível identificar avanços, notadamente na receptividade do público ao evento, avalia a coordenadora. “Quando a gente fala que vai acontecer a 3ª Marcha, a gente já sente a empolgação das pessoas em estar junto e participar. Então é isso que a gente busca. Que este seja um movimento cada vez mais fortalecido, porque a causa é bem maior”.

Os participantes da 3ª Marcha serão recepcionados a partir das 6h30, na sede da PEM. A partir deste horário, serão distribuídas camisas alusivas à ação. Às 7h30, será realizado um coffee break de acolhida. A concentração para a caminhada será iniciada às 8h30 e a marcha começará às 9 horas, em direção à Praça da Imprensa, na Avenida Desembargador Moreira, onde acontecerá um ato final, com manifesto e músicas. 

Equipe fez um trabalho de conscientização com os condutores - Foto: Bia Medeiros / Alece

De acordo com a coordenadora, também está programada uma ação na praça, ao final da caminhada, "com diversos serviços do Departamento de Saúde e Assistência Social e outros órgãos da Alece, e de parceiros da manifestação". 

FIM DE SEMANA DE MOBILIZAÇÃO

A PEM, de acordo com a coordenadora, irá se engajar também no jogo “Alece com Todas Elas”, em alusão à campanha Agosto Lilás. A partida acontecerá no domingo, 31 de agosto, na Areninha Paulo Benevides, em Messejana, a partir das 8 horas. O evento foi anunciado pelo presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), durante sessão plenária realizada na última quarta-feira (20/08).

"Nós estamos juntos, todos em prol de um objetivo só e a Procuradoria também vai estar presente. Será um final de semana que a Alece dedicará todas as suas atenções a uma causa só, que é a causa da luta contra a violência que vitima mulheres", disse Karisia. 

A coordenadora salientou que a deputada Juliana Lucena (PT), titular da PEM, busca, desde o início da atual gestão, "zerar" o número de municípios que ainda não tem Procuradoria da Mulher. "A gente está avançando numa velocidade surpreendente. Já alcançamos o número de 137 procuradorias implantadas nos municípios. E há cerca de vinte em fase de implantação". 

Karisia Mara comentou que, quando todos os municípios forem contemplados com procuradorias da mulher, a PEM iniciará um processo de fortalecimento destas unidades do interior do Estado, promovendo capacitações e o aprimoramento das ações destas unidades.

EMPODERAMENTO

A advogada Naiana Melo, integrante da equipe da PEM e participante da blitz, disse que, a partir das manifestações públicas realizadas pelo órgão, tem visto o empoderamento das mulheres. “Eu vejo que antigamente não havia conhecimento tão grande sobre a lei Maria da Penha. Hoje, a gente vê que as mulheres estão mais empoderadas, não mais admitindo a violência que antigamente era muito normalizada”, disse a advogada. 

Divulgação também foi feita em frente à sede da PEM, localizada na avenida Desembargador Moreira - Foto: Bia Medeiros / Alece

Ela explica que a Procuradoria Especial da Mulher atende mulheres vítimas de violência. "Aqui a gente dá a orientação jurídica necessária, se a gente perceber que ela está sofrendo uma violência psicológica, moral ou física. Procuramos também encaminhá-la à psicóloga da PEM, orientamos a fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e pedir medida protetiva, se for o caso", completou, incentivando que as mulheres busquem atendimento.

A articuladora da Procuradora, Jequelia Alcântara, pedagoga, socióloga e especialista em Gestão de Saúde, também participou da blitz. Ela lembra que desde a primeira marcha atua junto à PEM se integrando à equipe que promove ações públicas.

No folheto informativo é anunciada a realização da 3ª Marcha em Defesa da Mulher no dia 30 de agosto - Foto: Bia Medeiros / Alece

"A marcha foi idealizada na gestão da então procuradora deputada Lia Gomes. Eu já compunha a equipe e pensamos em um movimento que desse mais visibilidade para as ações que tem na PEM. E assim, foi criada a marcha, com muito apoio das outras procuradorias dos municípios do Ceará e participação da sociedade civil", disse a articuladora. 

Para a socióloga, a marcha passou a ser "um divisor de águas" na luta contra violência de gênero e violência política. "E também para as pessoas conhecerem que há um equipamento do Legislativo estadual que oferece este serviço de apoio à mulher", completou. 

SERVIÇO - 3ª Marcha em Defesa da Mulher
Quando: sábado, 30 de agosto de 2025, a partir das 6h30
Local de concentração: Sede da Procuradoria Especial da Mulher (Anexo IV da Alece) – Avenida Desembargador Moreira, 2.930 A, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE

Procuradoria Especial da Mulher da Alece

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2.930 A, bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE.
Telefone: (85) 3277.2748
Zap Delas: (85) 9 9814-0754
E-mail: pem@al.ce.gov.br

Os atendimentos são agendados previamente por meio do ZAP DELAS, que é o canal de whatsapp para atendimento da Procuradoria, ou de forma presencial na sede da PEM, e realizados de forma híbrida (presencial e/ou virtual), tendo prioridade o atendimento virtual para as mulheres do interior do Ceará. 

Edição: Samaisa dos Anjos 

Veja também