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Agência de Notícias da Alece completa 15 anos levando informação e transparência às ações da Casa

Por Pedro Emmanuel Goes
26/08/2025 09:54 | Atualizado há 2 horas

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- Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

A Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), veículo do Sistema de Comunicação do Poder Legislativo Cearense, completa 15 anos de existência em agosto deste ano. Com o compromisso maior de contribuir com a transparência da atividade parlamentar, a difusão dos trabalhos da Casa e estimular o compartilhamento das ações com a sociedade, a Agência se tornou ferramenta essencial do Parlamento cearense quando se fala em informações duradouras, possíveis de serem acessadas e reproduzidas a qualquer dia, hora ou lugar.

Sob a coordenação da jornalista Sílvia Goes e a gestão do então presidente da Casa, o ex-deputado Domingos Filho, foi por volta de 2007 que toda a Comunicação da Alece começou a crescer e a se destacar por sua nova identidade. 

De acordo com Sílvia Goes, esse “up” na Comunicação Institucional da Alece se deu seguindo o fluxo de demandas da época. “Tudo aconteceu em paralelo à ampliação dos espaços da Casa, e começou com a criação dos auditórios das comissões técnicas. Esse passo inicial teve como consequência a necessidade de reorganizar a produção e o planejamento midiático da Assembleia Legislativa como um todo, daí ampliamos as programações e conteúdos da rádio e TV Assembleia (atuais Alece FM e Alece TV), assim como de todo o nosso corpo de comunicação”, explica. 

Jornalista Sílvia Goes - Foto: Junior Pio

As coberturas das reuniões de comissões técnicas, de início, também revelaram outra necessidade, que era, naquele momento, explicar para a população a função do Parlamento, dificuldade que, de acordo com Sílvia, existe até hoje. Junto a isso, a cobertura de todas as atividades da Casa, como sessões plenárias, sessões especiais, reuniões técnicas, solenidades e audiências, entre outros, encerraram a base atual de todos os principais produtos divulgados pelos veículos da Alece. 

No caso do site da Alece, criado em 1996, com o objetivo de destacar a atividade parlamentar, somente dez anos depois, ele começou a adquirir as feições atuais. As mudanças do portal da Casa começaram pela criação de um novo layout, mais moderno, além de novos conteúdos que ultrapassavam a rotina de discussões parlamentares em plenário, foco do site até aquele momento. 

A jornalista Clara Guimarães, à época editora-chefe da equipe da Agência de Notícias e membro do comitê gestor do “novo site da AL”, lembra ainda que o período foi marcado por intensa pesquisa em outros portais de câmaras legislativas. “Tivemos oportunidade de pesquisar sites de outros legislativos, entramos em contato com a Agência de Notícias da Câmara Federal e constatamos que nós também éramos, na prática, uma agência”, recorda. 

Dessa forma, em agosto de 2010, consolidadas as principais atualizações do novo portal e com orientação definida, foi lançada a Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, a Agência AL, reunindo, além do conteúdo jornalístico pertinente às atividades da Casa em tempo real, outras ferramentas que ampliavam a experiência participativa da sociedade nas atividades do Parlamento, como Banco de Imagens, com imagens de todos os eventos e atividades realizadas; Mensageiro ALEC, um disparador de notícias via SMS; o boletim eletrônico Legislativo em Pauta; o clipping diário, com matérias sobre o Legislativo veiculadas na imprensa local, e o Fale Conosco, canal de comunicação com o público.

Clara Guimarães lembra também outros produtos e recursos que surgiram nessa leva, que, de fato, dialogavam com a população cearense, como a Enquete, por meio da qual o internauta interagia diretamente sobre temas de interesse geral, e a disponibilização para download de áudios com entrevistas com deputados, recurso muito utilizado, especialmente por radialistas de cidades do interior cearense. 

Clara Guimarães, editora da Agência de Notícias - Foto: José Leomar

Uma das preocupações que mais marcaram esse período de transição foi a qualificação da produção da Agência de Notícias. O jornalista Adilson Nóbrega, que também fez parte do grupo gestor do novo portal, lembrou que, apesar dos excelentes profissionais que compunham a equipe àquela altura, ainda faltava um “ajuste” que orientasse e unificasse a apuração jornalística em um “padrão AL”. 

A solução foi a criação do Manual de Redação e Estilo da Agência de Notícias. Adilson, que participou ativamente da produção do manual, avalia essa como uma das iniciativas mais interessantes daquele período e que, segundo ele, elevou o nível da Agência.

“Um Manual de Redação é um documento que existe em todas as boas agências e redações, portais institucionais, e a Comunicação da Alece, naquele momento, não poderia deixar de ter o seu, pois era fundamental que a produção se alinhasse à nova identidade institucional que estava sendo gerada ali”, observa.

Ele acrescenta que essa remodelação, a partir da padronização dos conteúdos, do layout moderno, das novas ferramentas de participação do público e da possibilidade de lançar destaques entre as notícias, não apenas tornou o novo portal mais interessante como ampliou sua visibilidade entre outros veículos semelhantes. 

“O que observamos na prática, a partir desse momento, foi a profissionalização da Comunicação da Alece. A Agência de Notícias, enquanto agência, nasceu nesse momento em que outros veículos da Casa também estavam surgindo, como a rádio FM Assembleia e a Revista Plenário, e já se adaptando a essa nova forma de noticiar. O compromisso inicial, de informar com transparência e seriedade a população cearense sobre o Parlamento, vem sendo cumprido desde então com cada vez mais zelo e qualidade”, elogia. 

Na sequência desta série especial em comemoração aos 15 anos da Agência de Notícias da Alece, o leitor acompanhará como foi a evolução do veículo até os dias atuais e as novidades que chegaram com o novo site da Casa, que contou com a participação fundamental da coordenadora da Agência de Noticias, jornalista Lusiana Freire, e a opinião de parlamentares e servidores sobre a atuação da Agência. 

Edição: Clara Guimarães

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