Notícias

Criação de curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da UFCA é anunciada em audiência pública

Por ALECE
26/08/2025 15:40 | Atualizado há 2 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Divulgação

Durante a audiência pública na sexta-feira (22/08), promovida pela Comissão de Cultura e Esporte da Alece, foi oficializada a criação do curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O debate marcou o marcou o encerramento do “Cariri é Cinema: I Encontro de Educação e Cinema”. A partir de 2027, o curso deverá oferecer a primeira turma no Sisu.

​O curso da UFCA será a primeira graduação em Cinema e Audiovisual do interior do Ceará e a primeira licenciatura em todo o Nordeste. ​A audiência pública foi presidida pelo deputado e líder do governo do Ceará, Guilherme Sampaio (PT), e realizada em articulação com a comissão de professores que tem trabalhado para a criação do novo curso. A comissão é composta pelos docentes Rodrigo Capistrano e Isadora Rodrigues (ambos do curso de jornalismo), além da professora de design, Adriana Botelho.

​O encontro reuniu nomes da cultura e da educação, como o cineasta Rosemberg Cariry, a professora de cinema e gestora cultural Bete Jaguaribe, a pró-reitora de Cultura da UFCA, Aglaíze Damasceno, e a diretora do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (Isca/UFCA), Camila Prado, além de participações online.

O Ceará se destaca nacionalmente pela riqueza cultural, mas a formação em Cinema e Audiovisual ainda permanece restrita à capital, Fortaleza, sendo oferecida apenas duas graduações no Estado. Essa concentração cria barreiras para jovens de outras regiões e limita o potencial criativo do interior.

A implantação da Licenciatura em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Cariri (UFCA) representa uma medida estratégica para descentralizar o acesso ao ensino superior e ampliar oportunidades culturais e educacionais para além da capital.

O deputado Guilherme Sampaio destacou os impactos do curso superior de cinema além da projeção da identidade cultural da região. "Mais que valorizar tradições, a iniciativa cria condições para que o Cariri se consolide como polo emergente de formação e produção audiovisual, trazendo também benefícios sociais e econômicos, com a geração de emprego e renda", falou Guilherme.

O reitor da UFCA, Silvério Freitas, anunciou a conquista, junto ao MEC, dos códigos de vagas para a contratação de novos professores, um passo decisivo para tornar o curso realidade.

O projeto da criação do curso deverá seguir para aprovação no Conselho Universitário (Consuni/UFCA) e conquistar a autorização de funcionamento. Após a aprovação, a formação poderá ser oferecida no Sistema de Seleção Unificada (Sisu/UFCA) para  a primeira turma do novo curso.

Da Redção/Com Assessoria

Veja também