Projeto da Alece TV explica termos do Legislativo em linguagem simples
Por Amanda Andrade*, com Assessoria01/09/2025 16:40
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Alece TV (canal 31.1), lança, nesta terça-feira (02/09), o projeto multiplataforma “Desenrolando”. A iniciativa visa esclarecer termos e expressões do universo legislativo que podem gerar dúvidas ou incompreensão por parte da população. Os episódios serão exibidos às terças-feiras, logo após o Jornal Alece – edição da manhã, com publicação simultânea no Alece Play e nas redes sociais da Alece (Instagram e TikTok).
De forma simples e descontraída, a ideia do projeto, como o nome sugere, é “desenrolar” eventuais dúvidas em torno dos assuntos. Os episódios, que são semanais, foram criados a partir de uma estratégia de roteiro mais informal e descontraído, com linguagem simples. A proposta é que espectadores e seguidores entendam melhor significados, origens e repercussões de assuntos relevantes não só para a Alece, mas também para o dia a dia da sociedade.
A primeira temporada contará com oito episódios, que terão frequência semanal, e vai abordar tópicos como as funções do Poder Legislativo, separação de poderes, propostas de emenda à Constituição (PEC), mandato, comissões parlamentares, projetos de lei, ordem do dia e parlamento aberto.
De acordo com o gerente-geral da Alece TV, Weberte Lemos, a iniciativa reforça a missão de aproximar o Legislativo da população. “Tratar de assuntos típicos do cotidiano do Legislativo cearense é trazer o público para perto. O projeto ‘Desenrolando’ é mais um esforço nesse sentido e inova ao trazer conteúdo com maior informalidade, bom humor e leveza. Esperamos que quem assistir se identifique, goste, compartilhe e, principalmente, passe a se apropriar mais e mais do funcionamento do Legislativo”, destacou.
O projeto “Desenrolando” é uma realização da Alece TV (canal 31.1), com produção, roteiro e direção de Marcello Marreiro. A apresentação fica por conta de Larissa Martins, Yuri Gomes e Marcello Marreiro, com supervisão de Rodrigo Lima. A edição de imagens é de Rafael Oliveira e o apoio técnico da produtora MT Vídeo. A identidade visual é assinada pelo Núcleo de Publicidade Institucional da Alece.
Edição: Clara Guimarães
*Estagiária sob supervisão da editora Clara Guimarães
Veja também

Homenagem na Alece destaca relevância de instituições filantrópicas para o Ceará
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Comissão de Cultura e Esportes debate instalação de empresa pública de cinema no Ceará
Autor: Lincoln Vieira