Notícias

Alece realiza modernizações para promover mais segurança ao público em seus espaços; confira as medidas

Por Núcleo de Comunicação Interna
04/09/2025 07:24 | Atualizado há 4 horas

Compartilhe esta notícia:

Modernização inclui detectores de metal nas entradas, videomonitoramento e controle de acesso por reconhecimento facial - Foto: Érika Fonseca

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) está promovendo uma série de medidas de modernização tecnológica para proporcionar mais segurança aos parlamentares, servidores e visitantes da Casa do Povo. Entre as inovações estão a ampliação do videomonitoramento e o uso de detectores de metal, assim como o acesso ao prédio sede e demais anexos da Alece por meio de reconhecimento facial.

O presidente da Alece, Romeu Aldigueri (PSB), destaca que, “todos os dias, centenas de pessoas circulam pela Casa do Povo: servidores, visitantes e cidadãos em busca de representação e também de serviços. Garantir que cada uma delas esteja em um ambiente seguro e acolhedor é prioridade do nosso trabalho". De acordo com acompanhamento da Casa, são cerca de 800 visitantes diariamente na Alece.

"Por isso, estamos implantando um pacote de medidas que marca uma nova etapa para a Assembleia. Mais do que proteger o patrimônio público, trata-se de cuidar das pessoas que fazem parte desta Casa, unindo tecnologia, inovação e segurança para tornar a Alece mais moderna, acessível e protegida”, afirma o presidente.

Principais medidas

Entre as ações está a ampliação do videomonitoramento por câmeras, conforme explicou o coronel Clayton, da Coordenadoria de Polícia da Alece. Ele destacou que os equipamentos são os mais modernos do mercado para a área e que as medidas de segurança se estendem para o entorno da Casa, com a ampliação do número de câmeras e inovação no videomonitoramento.

Sistema de videomonitoramento da Alece foi ampliado e modernizado. Foto: Érika Fonseca

“Nós vamos ter policiais qualificados operando esses equipamentos e acompanhando toda essa operação de câmeras. Todos os nossos estacionamentos terão acesso também por reconhecimento facial e uma câmera leitora de placas de veículos, controlando a entrada e saída e agilizando esse processo”, informou.

Também está em fase de implementação o sistema de reconhecimento facial para a entrada de funcionários e visitantes, que deve ser acompanhado posteriormente de detectores de metais em todas as entradas do prédio sede e dos anexos da instituição, detalha o titular da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), Fábio Máximo.

“Nós teremos o reconhecimento facial não só nas catracas, mas também nas câmeras que ficam nos espaços internos e externos da Casa. Esse reconhecimento vai permitir, além da segurança, administrar quem visita, quanto tempo passam na Casa e a quais setores se direcionam, no caso dos visitantes”, citou.

Benefícios para quem faz parte e quem visita a Alece

Todo esse processo de implantação tem sido acompanhado de perto pelas equipes da Coordenadoria de Polícia e Coti e visa, além dos objetivos já citados, o bem-estar de quem faz parte do Parlamento cearense e de quem o visita.

Acesso por reconhecimento facial já está em atividade na Casa do Povo. Foto: Érika Fonseca

“As pessoas vão perceber o maior controle na segurança do Poder Legislativo estadual, vão perceber também que não serão mais geradas aquelas grandes filas na entrada, principalmente quando tiver grandes eventos, porque vamos disponibilizar um link para o visitante, de acordo com o evento que ele vai participar, para que ele possa fazer esse reconhecimento facial na casa dele e, quando ele vier, já vai estar com toda a credencial cadastrada e vai entrar sem precisar pegar nenhuma fila”, apontou Fábio Máximo.

Coronel Clayton disse ainda que isso vai proporcionar uma participação mais efetiva do povo nas atividades do Parlamento. “É um sistema todo moderno, que vai garantir que todos fiquem à vontade na Casa, que possam vir ao Poder Legislativo como Casa do Povo e participar, acompanhar os trabalhos e contribuir”, ressaltou.

Veja também