Campanha Setembro Amarelo é pauta do programa Questão de Ordem
Por Juliana Melo / com Assessoria05/09/2025 15:25 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta sexta-feira (05/09) recebe o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece e presidente da Assalce, Luis Edson Corrêa Sales, e a psicóloga da Célula de Psicologia do DSAS/Alece, Raquel Penaforte.
Eles trazem mais detalhes sobre as iniciativas permanentes e as ações da Casa que marcam o mês de conscientização e prevenção ao suicídio, instituído por meio da Campanha Setembro Amarelo.
Entre as ações programadas estão o lançamento da campanha na Alece, na próxima quarta-feira (10/09), no hall do Plenário 13 de Maio, às 8h30, além da “Blitz Falar Salva Vidas!” a ser realizada na rua Barbosa de Freitas, esquina com a avenida Pontes Vieira, logo depois da abertura da campanha.
Também serão realizadas rodas de conversa sobre saúde mental, voltadas ao público interno da Casa e espaço de acolhimento e reflexão, conduzido pela equipe técnica do DSAS.
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará também instalou iluminação externa, desde o dia 01/09, alusiva ao Setembro Amarelo. A adoção da iluminação cênica na cor amarela, que vai permanecer até o final de setembro, atendendo ao pedido da Mesa Diretora da Casa, na perspectiva de reforçar a importância do envolvimento do Poder Legislativo na construção de uma sociedade mais acolhedora para todos.
O mês de setembro se consolidou como um período de mobilização pela conscientização sobre a prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo foi concebido no final de 2014, por entidades como o Centro de Valorização da Vida (CVV), e teve sua primeira edição em 2015. A cor amarela, símbolo mundial da luta contra o suicídio, remete ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro.
A campanha Setembro Amarelo 2025 tem como lema “Agir salva vidas”, reforçando a necessidade de quebrar o silêncio, incentivando o diálogo e a busca por ajuda em momentos de crise. Um dos focos de 2025 é chamar atenção para os efeitos da cultura de ódio nas redes sociais, fenômeno que se intensificou nos últimos anos e tem provocado danos muitas vezes irreversíveis à saúde mental, em especial entre os adolescentes.
ENTREVISTADOS
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece e presidente da Assalce, Luis Edson Corrêa Sales, é formado em Administração de Empresas pela Unifor, com pós-graduação de Gestão em Cidade, Gestão Pública e Especialização em Marketing Político e Comunicação Organizacional Integrada. Ingressou na Assembleia Legislativa em 1985.
Foi autor do Manual do Servidor Público da Alece. Em março de 1997 foi nomeado chefe de Divisão de Controle Pessoal junto ao Departamento de Recursos Humanos permanecendo até março de 2003, quando então foi nomeado Diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social - DSAS permanecendo até a presente data. É presidente da Assalce, desde 2007.
A psicóloga da Célula de Psicologia do DSAS/Alece, Raquel Penaforte, é formada pela Universidade de Fortaleza. Trabalha como psicoterapeuta, na elaboração de projetos na Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros, e vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h e fica também disponível no YouTube da Alece TV e na plataforma Alece Play.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Um Lugar de Fala aborda a Campanha Setembro Amarelo nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa / com Assessoria
Programa Curta Ceará exibe o filme “A Valsa Proibida” neste domingo
Autor: Wanessa Tavares/ com Assessoria