Importância dos educadores físicos para saúde e bem-estar da população é reconhecida em sessão solene
Por Ariadne Sousa23/09/2025 18:31 | Atualizado há 1 hora
Compartilhe esta notícia:

Os impactos positivos da atuação de profissionais de Educação Física para a saúde e bem-estar da população foram ressaltados em sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta terça-feira (23/09), no Plenário 13 de Maio. A cerimônia ocorreu em alusão ao Dia dos Profissionais de Educação Física, celebrado anualmente na data de 1º de setembro.
%20.jpg)
Deputado Sargento Reginauro (União) - Foto: Marcos Moura / Alece
O requerimento da solenidade foi apresentado pelo deputado Sargento Reginauro (União), que apontou, durante a cerimônia, que o alcance do trabalho desses educadores vai muito além dos resultados físicos. “A gente fala em Educação Física e a pessoa pensa, única e exclusivamente, em exercício e não sabe a complexidade, o universo que essa profissão nos oferece”, esclareceu.
Para Sargento Reginauro, a capacidade da atividade de gerar benefícios se estende para além dos indivíduos, tendo impactos sociais a partir de programas voltados para a juventude. Além disso, na saúde pública, contribui para a diminuição de doenças causadas pelo sedentarismo. “Em nível de Brasil, os políticos ainda não entenderam que investir no esporte, investir na educação física escolar, investir na capacidade dessa profissão de prevenir doenças e problemas sociais, teríamos uma sociedade muito melhor, com um custo [de saúde] muito menor”, avaliou.
%20.jpg)
Deputado Bruno Pedrosa (PT) - Foto: Marcos Moura / Alece
Segundo o deputado Bruno Pedrosa (PT), subscritor da solenidade, o encontro se destina a reconhecer o trabalho da categoria, assim como renovar o compromisso coletivo de fortalecer a profissão e investir cada vez mais em saúde, esporte e qualidade de vida. “Hoje não celebramos apenas uma profissão, mas uma verdadeira missão de vida, exercida por homens e mulheres que todos os dias transformam a saúde, a educação e o bem-estar da nossa sociedade”, ressaltou.
Na avaliação do 2º vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (Cref 5), Rômulo Veras, o Brasil e o Ceará vivem o melhor momento da história com relação à Educação Física. De acordo com ele, o Cref 5 tem, atualmente, mais de 21 mil profissionais registrados. No Brasil, os números ultrapassam os 700 mil. “O Cref 5 vive um momento bem propício para que a profissão seja mais valorizada, seja mais reconhecida”, afirmou.
Representando o Governo do Estado, a secretária-executiva do Esporte do Ceará, Rosângela Félix Aguiar, afirmou que a atuação dos profissionais é fundamental para as políticas públicas voltadas ao esporte. Ela detalhou que, entre os programas em que os educadores atuam, estão o Feliz Idade, o Futpaz e o Ceará Bolsa Atleta. “Sem o profissional de Educação Física, nós e esses programas não teriam razão de ser”, declarou.
%20.jpg)
Professora Liandra Paola Damasceno, que discursou em nome dos homenageados na sessão solene - Foto: Marcos Moura / Alece
HOMENAGENS
Em nome dos agraciados, a professora Liandra Paola Damasceno parabenizou a todos os homenageados e falou sobre o orgulho que sente pela profissão. “Eu tenho um amor pelo esporte desde pequenininha, com sete anos de idade eu já corria praticamente quatro quilômetros e eu nunca deixei o esporte de lado. Então eu tenho realmente o esporte na veia”, compartilhou.
Completaram a lista de homenageados Edlardo Gonçalves Júnior; Aline de Araújo; Francisco Bruno Freitas; Helton Lucino Silva; Mike Andreus Catunda; Nadja Elane Ávila Colares; Jonatas de Castro; Yitzhak zvi Cosme Kosmann; Manoel Nelson Neto; Erlane Barbosa; Julius Diego Simões; Roberto Meireles; Anthonyo Tarcísio Aragão; Leandro Gadelha; Rosane Andrade; Jonatas Calixto; Mabelle Maia; Derick Renan de Castro; Ricardo Barbosa de Medeiros; Maria Helena Marques; Marcelo Soldon Braga; Felipe Nogueira Catunda; Francilávio Liandro de Andrade; Matheus André Pinheiro; e Raphael Fabrício Sales.
A mesa da cerimônia contou ainda com a participação da coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), Cristiane Gomes; e do capitão Dener, representando o Comando da 10ª Região Militar do Ceará.
Confira a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Questão de Ordem recebe o escritor Pio Barbosa Neto nesta terça
Autor: Wanessa Tavares
Livro sobre violência sexual contra mulheres nos séculos XVIII e XIX é destaque do Cabeceira
Autor: Da Redação / com Assessoria