Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos da Alece assina termo com instituições públicas de Fortaleza
Por Luciana Meneses24/09/2025 11:19 | Atualizado há 2 dias
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos (CPRC), assinou, na manhã desta quarta-feira (24/09), o termo de cooperação técnica com quatro instituições públicas de Fortaleza.
A parceria, que, na prática, já vem acontecendo há alguns meses, leva serviços de mediação e conciliação de conflitos, mediação organizacional e consultoria jurídica para o público atendido pelo Instituto Maria da Hora, Centro Cultural Bom Jardim, Centro de Defesa da Vida e Hospital Infantil Filantrópico Sopai.
Para o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), a cooperação com as diversas instituições comprova o sucesso do trabalho desenvolvido pelo Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos. “Nós temos aí uma média de mais de 80% de resolutividade, e são em termos de cooperação, convênios. Nós estamos firmando com instituições públicas e instituições não governamentais e nos colocarmos à disposição, com toda a nossa equipe, toda a nossa expertise, não só para mediar, mas para fomentar, fazer cultura de paz, palestras. Isso para nós, dentro da nossa matriz de responsabilidade social, só nos engrandece e faz com que a gente queira trabalhar mais na tentativa de evitar e de prevenir conflitos, fazendo sempre a mediação de vida”, declarou.
A coordenadora do Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos, Jussara Queiroz, explicou de que forma o Centro atua nas instituições. “Estamos formalizando nossa parceria com essas instituições em que já realizamos palestras e workshops, entre outras dinâmicas interativas com temáticas como comunicação não violenta, por exemplo, contribuindo para a pacificação social desses institutos. Além disso, também ofertamos o serviço de mediação, conciliação e consultoria jurídica para todos os assistidos pelas instituições”, definiu.
.jpg)
Foto: Pedro Albuquerque
Representando umas das entidades, a presidente do Instituto Dragão do Mar, Raquel Gadelha, salientou a importância do trabalho do CPRC tanto no suporte na conciliação de conflitos como na aplicação de boas práticas de convivência no seu cotidiano. “O Instituto Dragão do Mar faz a gestão de equipamentos culturais em parceria com a Secult, totalizando 17 equipamentos, dentre eles o Centro Cultural Bom Jardim, que é um equipamento muito importante para a nossa cidade. E a gente trabalha em parceria com a Secult e a Alece nesta crença de que a cultura de paz pode trazer muitos benefícios para as pessoas que estão lá. Que elas possam chegar à comunidade com a cultura de paz, com mais convergência, com mais entendimento, com mais possibilidade de viver de forma pacífica”, opinou.
SERVIÇO:
Centro de Prevenção e Resolução de Conflitos da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Endereço: Avenida Pontes Vieira, n.º 2348, 3° andar, sala 305, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Dionísio Torres.
CONTATOS:
Agendamento virtual: https://forms.gle/BgXvZ3mh9FBPudML7
Telefones: (85) 2180-6513
WhatsApp Institucional: (85) 98132-7434
E-mail: cprc@al.ce.gov.br
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Identidade Cultural apresenta o projeto Memórias e Sabores dos Povos do Mar
Autor: Wanessa Tavares
Compositor e instrumentalista Fernando Abreu apresenta novo álbum no Qual é o Tom do Ceará
Autor: Amanda Andrade* / com Assessoria