Notícias

Demarcação de terra indígena Tremembé e desafios territoriais são tema de audiência na Alece

Por Giovanna Munhoz
09/10/2025 08:00 | Atualizado há 3 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Divulgação

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza audiência pública para debater a demarcação da terra indígena Tremembé de Almofala e os desafios territoriais e socioambientais no Litoral Oeste do Ceará. O evento foi solicitado pela deputada Larissa Gaspar (PT) e subscrito pelo deputado Renato Roseno (Psol) e ocorre nessa sexta-feira (10/10), a partir das 9h, na Escola Indígena Tremembé Maria Venância, na Terra Indígena Tremembé de Almofala em Itarema.

Segundo Larissa, a terra indígena Tremembé, localizada no município de Itarema, distrito de Almofala, é atualmente alvo de disputas judiciais envolvendo interesses de uma empresa agrícola. “Para além da importância específica da demarcação da terra indígena Tremembé, o caso evidencia um cenário mais amplo de tensões e conflitos fundiários, socioambientais e econômicos que afetam a região”, explicou.

Para a deputada, a expansão desordenada de empreendimentos turísticos, agrícolas e energéticos na região tem provocado impactos sobre os modos de vida tradicionais, o meio ambiente e a garantia dos direitos territoriais dos povos indígenas, tema que precisa ser debatido e abordado de maneira enfática.


SERVIÇO
Audiência pública para debater a demarcação da terra indígena Tremembé de Almofala 
Data: 10 de outubro de 2025, sexta-feira
Horário: 9 horas
Local: Escola Indígena Tremembé Maria Venância, Itarema
Endereço: Rua Praia de Almofala, s/n - Centro

Edição: Vandecy Dourado

Veja também