Inesp lança obra e documentário sobre produção de café na Serra de Baturité
Por Pedro Emmanuel Goes01/10/2025 17:57 | Atualizado há 2 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, na tarde desta quarta-feira (1º/10), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), em parceria com a Comissão de Proteção Social e Combate a Fome (CPSCF), o livro digital e documentário “Nos Trilhos do Café: onde o grão desperta memórias e a tradição ganha vida na Serra de Baturité”, organizado por Kayky Ribeiro, apresentador e influenciador digital.
.jpg)
Organizador do livro e documentário, Kayky Ribeiro - Foto: Érika Fonseca / Alece
A obra, conforme o organizador, busca resgatar a história e a tradição da produção de café na região do Maciço de Baturité, mergulhando no modo de vida dos cafeicultores, destacando como o grão influenciou gerações. O trabalho inclui a discussão sobre o papel das mulheres dedicadas ao cultivo do café, além do potencial da cadeia produtiva do turismo de base cafeeira na região.
“Foi um trabalho muito gratificante de ser realizado, e que mudou minha forma de ver o café, especialmente por saber os processos e relações que envolvem sua feitura”, salientou Kayky Ribeiro.
.jpg)
Deputado Guilherme Landim (PSB) - Foto: Érika Fonseca / Alece
Presente no evento, o deputado Guilherme Landim (PSB) ressaltou a importância histórica do trabalho. “Uma obra que nos informa sobre a história do Maciço, a cultura, a economia, a força da mulher agricultora, sem dúvidas um trabalho que vai ajudar a apresentar a região do Maciço e seu café para diferentes regiões do Ceará e para outros estados, beneficiando muito o turismo da região”, avaliou.
.jpg)
Diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha - Foto: Érika Fonseca / Alece
O diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, também destacou “Nos Trilhos do Café” como mais uma importante obra que fortalece a cultura cearense. "Trata-se de uma obra importante não só para a região do Maciço, mas para a cultura cearense como um todo, de importante conteúdo histórico e sobre uma região que é estratégica para o Estado", defendeu.
PRODUÇÃO CAFEEIRA
Entre as entrevistadas para composição do trabalho, a guia turística Íris da Silva Araújo avaliou que a obra ressalta o trabalho dos cafeicultores e cafeicultoras, além de ser um instrumento para potencializar o turismo da região. Para ela, a produção do café “é uma das principais riquezas do Brasil, e carrega história, cultura e trabalho duro de gerações e gerações de famílias do Maciço”.
A produtora Letícia Farias, representante do grupo Café Humaitá, também reforçou a necessidade de apoio do poder público ao segmento. “Apoio para manutenção do nosso trabalho e também como valorização dessa cultura, que continuamos repassando para as novas gerações, que serão os produtores do futuro”, comentou.
Durante a cerimônia de lançamento, o organizador Kayky Ribeiro foi homenageado com o recebimento do registro ISBN da obra, já disponível neste link. O documentário será exibido no teatro Raquel de Queiroz em Guaramiranga, pela Alece TV (canal 31.1), e já está disponível no canal do Youtube Kayky Ribeiro 91. O documentário terá uma extensão mais aprofundada por meio do livro digital e no portal “Por Aí com Kayky Ribeiro”.
A cerimônia contou ainda com a presença do deputado Guilherme Sampaio (PT) e representantes do Parque das Trilhas, da Ecoar Café, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário de Mulungu, da Mesa Diretora da Alece, da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) e do Instituto do Ceará.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Alece entrega Título de Cidadã Cearense à atriz Mazé Figueiredo
Autor: Ariadne Sousa
Alece apresenta para Etice sistema de referência em logística reversa de eletroeletrônicos
Autor: Julyana Brasileiro/Comunicação Interna