Notícias

Alece realiza feira de produtos orgânicos e destaca práticas de alimentação saudável

Por Giovanna Munhoz
03/10/2025 11:21 | Atualizado há 1 dia

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Dário Gabriel

Produtores locais e regionais se reuniram nesta sexta-feira (03/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), para uma feira de orgânicos, com o objetivo de facilitar o acesso a alimentos naturais e livres de agrotóxicos para a população e os servidores da Casa.

A iniciativa, aberta ao público, segue até às 16h desta sexta, sendo promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social, por meio da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, e busca incentivar a alimentação saudável, além de valorizar a agricultura local e aproximar a comunidade de produtores que trabalham com práticas sustentáveis.

O orientador da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, Yuri Passos, explicou que a realização da feira de orgânicos segue práticas já adotadas em outras casas legislativas. “A prática promove um Parlamento aberto, aproximando a população da Casa. Além de reforçar o acesso a alimentos saudáveis e enfatizar os cuidados com a alimentação, a iniciativa valoriza os produtores cearenses”, disse. 

Foto: Dário Gabriel

Para a empresária do ramo alimentício orgânico Carla Oliveira, a iniciativa é de grande relevância, já que estimula a alimentação saudável e prestigia diversificados produtos e produtores regionais. “É difícil essa conscientização do saudável e do orgânico, e abrir esse espaço é uma forma de apresentar os benefícios da alimentação orgânica e valorizar os pequenos produtores e trabalhadores”, assinalou. 

DICAS DE HIGIENIZAÇÃO E CONSUMO SEGURO

Durante a feira de produtos orgânicos, a equipe da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho também orientou servidores e visitantes sobre a forma correta de higienizar frutas e verduras.

A nutricionista da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Gisele Pacheco, explicou que, quando não higienizados, os alimentos podem ser reconhecidos pelo organismo como substâncias estranhas, provocando inflamações e até doenças. Para evitar riscos, foram apresentados cuidados simples e acessíveis.

Gisele Pacheco, nutricionista da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho - Foto: Dário Gabriel

O procedimento recomendado pela profissional é adicionar uma colher de sopa de água sanitária ou dez gotinhas do produto em um litro de água, manter os alimentos imersos por 10 a 15 minutos e enxaguar em água corrente antes de consumir. “As dicas são simples, mas fazem toda a diferença para prevenir doenças causadas por contaminação alimentar”, assinalou. 

SERVIÇO

A feira de produtos orgânicos, aberta ao público, está acontecendo no estacionamento da rua Barbosa de Freitas, no acesso ao anexo I da Casa. O evento é aberto a servidores e população, com entrada gratuita.

Edição: Lusiana Freire

Veja também