Notícias

Controladoria e transparência pública na Alece são tema do Questão de Ordem desta quarta

Por Juliana Melo / com Assessoria
08/10/2025 15:18 | Atualizado há 28 minutos

Compartilhe esta notícia:

João Milton Cunha, Taise Vasconcelos e Renato Abreu - Imagem: Divulgação Alece TV

O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), desta quarta-feira (08/10) recebe a professora da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) Taise Vasconcelos e o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha de Miranda. 

Eles falam sobre o livro “Controladoria e Transparência Pública: o caso da Assembleia Legislativa do Ceará”, lançado na última sexta-feira (03/10). A publicação é de autoria da professora Taise Vasconcelos e resultado da dissertação de mestrado dela em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). 

A obra, segundo a autora, apresenta estudo de caso sobre o Portal da Transparência da Alece e tem como foco analisar a atuação da Controladoria da Casa na promoção da transparência pública, que é um dos pilares fundamentais da democracia. 

O livro é uma iniciativa conjunta do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) do Legislativo Estadual.


ENTREVISTADOS

Taise Vasconcelos é doutoranda e mestra em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em Controladoria Governamental pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Direito pela Unichristus e em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza (Unifor). 

Além disso, é advogada com experiência na Administração Pública, tendo atuado como assessora jurídica na Alece, na Câmara Municipal de Fortaleza, no gabinete do Governador do Estado do Ceará e na Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará. Taise Vasconcelos também exerceu as funções de chefe de gabinete e tesoureira no município de Ubajara, no Ceará. Atualmente, é assistente de gestão na Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará, professora na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), professora formadora na Uece e bolsista da Capes.

Já João Milton Cunha de Miranda é bacharel em Direito e licenciado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Possui doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é analista de planejamento e orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, além de professor doutor da Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

O programa Questão de Ordem tem apresentação do jornalista Renato Abreu e produção de Helenir Medeiros e vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. Também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz) de terça a sexta-feira, às 22h, e fica ainda disponível no YouTube da Alece TV e na plataforma Alece Play.

Edição: Geimison Maia

Veja também