Sala do Empreendedor representa a Alece em Feira do Empreendedor do Sebrae
Por Guilherme de Andrade10/10/2025 16:16 | Atualizado há 3 horas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) participou da Feira do Empreendedor, organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Centro de Eventos de Fortaleza. O evento, realizado entre quarta (08/10) e sexta-feira (10/10) teve como objetivo trazer aprendizados, soluções, conexões e oportunidades de negócios para a população. A Casa Parlamentar foi representada pela Sala do Empreendedor.
Patrocinadora do evento, a Alece recebeu um estande exclusivo para divulgar as próprias ações em apoio ao empreendedorismo. Desta maneira, a Sala do Empreendedor se fez presente para fornecer informações aos cearenses sobre formalização, regularização de dívidas tributárias, acesso ao crédito e participação em feiras e capacitações. Também houve a divulgação dos programas Ceará de Valores e Ceará Raiz, bem como do Comitê de Responsabilidade Social e do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos.
O coordenador executivo da Sala do Empreendedor, Lucas Aquino, exaltou a participação na feira do Sebrae, que teve o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre a Alece para além das atividades legislativas, mostrando a atuação da Casa no âmbito do empreendedorismo.
“A Assembleia é uma referência, de fato, mas é uma casa que se distingue de outras Casas Legislativas. Nem todo mundo sabe que a Assembleia oferece uma gama tão grande de serviços, então a gente está aqui justamente para divulgar, e divulgar os novos projetos como Ceará de Valores e Ceará Raiz”, explicou.
A ideia com a participação no evento é “mostrar que a Assembleia é uma Casa parceira do empreendedorismo, parceira da geração de economia e renda no Ceará”, completou Lucas Aquino, que estimou um número de 150 pessoas atendidas ao longo dos três dias de feira.
Ao longo de 2025, a Sala do Empreendedor já ultrapassou a marca de 4.200 atendimentos, a maior desde a sua criação em 2021. Em 2024, o número foi de aproximadamente 3.400. O coordenador do órgão explicou que os serviços prestados pelo departamento vão desde o passo inicial para a criação de registro de Microempreendedor Individual (MEI), até a realização de capacitações para ajudar na qualificação do empreendedor.
“Nossos atendimentos começam desde o passo inicial, oferecendo informações sobre quais obrigações e direitos de quem é MEI. Depois, a gente formaliza na Casa e fazemos todo um acompanhamento. A gente emite DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) todo mês, fazemos a regularização do parcelamento de dívidas tributárias, fazemos declaração anual, e temos tentado dar o salto de qualificar o empreendedor”, concluiu.
Um dos visitantes do estande da Alece foi Francisco José Mesquita, de 18 anos, que é acadêmico de Direito. O jovem exaltou o programa Ceará de Valores por ser um meio de oportunizar novas pessoas. "É uma ideia muito interessante, porque pode abranger outras pessoas que não tem oportunidade. Lá em Sobral, onde eu moro, muitas pessoas têm projetos muito interessantes na área tecnológica, só que eles não têm oportunidade. Então sim, o Ceará de Valores tem um grande impacto para a sociedade", disse.
Francisco José Mesquita visitou o stand da Alece no evento - Foto: Dário Gabriel
CEARÁ DE VALORES
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, no dia 22 de setembro, o novo programa Ceará de Valores. O programa é realizado em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), e voltado para jovens de 14 a 29 anos, para promover ações de fortalecimento de identidade, incentivo à cidadania e desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI. A meta é alcançar 16 mil jovens distribuídos pelas 14 regiões de planejamento do Estado.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do programa.
Veja também

Alece realiza solenidade de encerramento do Seminário Regional das Escolas Legislativas no Cariri
Autor: Ariadne Sousa
Programa Debate Brasil discute o tema “Soberania Digital” neste sábado
Autor: Wanessa Tavares/ com Assessoria