Ordem do Dia

Antônio Henrique lamenta o cenário da saúde pública no Ceará e cobra providências

Por Guilherme de Andrade
07/04/2026 13:03 | Atualizado há 52 minutos

Compartilhe esta notícia:

Deputado Antônio Henrique (PSDB) - Foto: Júnior Pio

O deputado Antônio Henrique (PSDB) lamentou o cenário da saúde pública do Ceará e cobrou providências do Governo estadual. O pronunciamento foi durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), desta terça-feira (07/04).

O parlamentar relatou uma mensagem recebida por um médico do Sertão Central, que denunciava superlotação no Hospital do Coração de Messejana após pedido de encaminhamento de um paciente.

“Boa noite, no momento estamos em superlotação, sem condições de receber o paciente. Mais de 50 pacientes internados em poltronas; SPCR (Serviço de Pacientes Cardiorrespiratório) superlotado, com 25 pacientes, sendo que a capacidade é de 12 pacientes. A maioria aguardando leitos de UTI, sem vaga de enfermaria ou UTI”, diz o comunicado enviado pelo equipamento ao médico, lido pelo deputado na tribuna.

A partir disso, Antônio Henrique questionou se os pacientes daquela região não estão sendo atendidos nos hospitais regionais de Quixeramobim ou do Vale do Jaguaribe. “Então, os hospitais não estão atendendo no interior, provocando superlotação aqui, no Hospital de Messejana?”, indagou.

O deputado cobrou ainda uma atitude do governador Elmano de Freitas para “salvar essas vidas”, que alternam entre o interior e a capital “em busca de uma solução para o seu problema de saúde”.

Edição: Gleydson Silva

Veja também

Outros assuntos tratados na sessão foram a negociação de policiais penais com o Governo e a chegada do Programa Águas do Sertão em Santa Quitéria
Ordem do Dia 31/03/2026

Economia, direitos das pessoas surdas e Garantia Safra entram na discussão da ordem do dia

Autor: Ariadne Sousa, Giovanna Munhoz, Gleydson Silva, Ricardo Garcia, Narla Lopes e Luciana Meneses
Plenário 13 de Maio