Crianças atendidas pelo Ciadi assistem espetáculo “Cantando com Encanto”
Por Ricardo Garcia01/07/2023 18:50 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

Um grupo formado por pais e crianças atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Assembleia Legislativa do estado do Ceará (Alece), acompanhou, na tarde deste sábado (01/07), o espetáculo oficial da Disney “Cantando com Encanto”, no Teatro Riomar Fortaleza.
A iniciativa foi mais uma oportunidade no sentido de proporcionar momentos de lazer e promover o acesso a espaços de cultura para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down e suas famílias.
O premiado filme de animação da Disney, “Encanto”, teve o acompanhamento de uma banda composta por 10 músicos, que tocaram ao vivo a trilha sonora da produção.
O musical conta a história de uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia e compartilha dons únicos e especiais, com exceção de uma pessoa da família: Mirabel. Ao saber que a magia que cerca o local está em perigo, ela tenta resolver a situação e ajudar sua família excepcional.
Para a primeira-dama da Assembleia Legislativa e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Cristiane Leitão, a iniciativa promovida pelo Ciadi é uma maneira de estimular a inclusão social dos jovens. “É um momento único para realizar essa socialização com os pequenos, que estão tendo a oportunidade de vivenciar a experiência de um teatro e de acompanhar um musical da Disney”, destacou.
.jpg)
/ Foto: Máximo Moura
A questão da inclusão social, segundo ela, é algo que deve envolver toda a sociedade. “Precisamos levar o respeito a todas as pessoas com TEA e Síndrome de Down, mostrando que elas podem estar em qualquer espaço ou território e frequentar qualquer espetáculo”, ressaltou.
A coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz, salientou que o momento é mais uma atividade externa desenvolvida pelo setor, fazendo parte do atendimento relacionado aos projetos de inclusão, que levam as crianças para eventos culturais, em museus e teatros.
“O objetivo é proporcionar momentos de lazer e integração social. São atividades terapêuticas realizadas rotineiramente, como complemento do acompanhamento feito no Ciadi, desenvolvendo as habilidades sociais e a integração social dessas crianças”, assinalou a coordenadora.
Também presente ao espetáculo, a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, parabenizou a iniciativa do Ciadi e reforçou a importância de projetos como esse. “Estamos aqui prestigiando esse grande espetáculo e esse grande trabalho desenvolvido pelo Ciadi. Quero que todos os cearenses tenham esse tipo de oportunidade, no sentido de termos um Estado cada vez mais inclusivo”, pontuou.
O analista legislativo da Alece, Denílson Oliveira, que acompanhou o filho José Roberto, criança com TEA atendida pelo Ciadi, agradeceu a oportunidade proporcionada aos dois. “É uma tarde de arte, em que essas crianças podem aproveitar um espetáculo voltado principalmente para elas. Eu espero que a tarde seja bem proveitosa e que o meu filho e as demais crianças possam se divertir bastante”, disse.
CIADI
O Ciadi foi criado em 2021, com objetivo de oferecer atendimento especializado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com T21 (síndrome de Down).
O órgão da Alece conta com equipe multiprofissional que busca contribuir com a inclusão, reabilitação e o desenvolvimento das crianças e adolescentes, assim como oferece suporte psicológico às famílias. As atividades externas realizadas, como a presença no espetáculo “Cantando com Encanto”, fortalecem o propósito de inclusão e integração.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao policial militar Guilherme dos Santos
Autor: Ariadne Sousa
Mudança de metodologia de coleta de dados do Garantia-Safra é cobrada em audiência na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes