Notícias

Economistas recebem homenagem em sessão solene na AL

Por ALECE
14/08/2015 00:02 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Sessão Solene pelo dia do Economista - Foto: Divulgação ALCE

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, na noite desta quinta-feira (13/08), sessão solene em comemoração ao Dia do Economista. A solenidade, que atendeu a requerimento do deputado Júlio César Filho (PTN), ocorreu no Plenário 13 de Maio e foi presidida pelo primeiro secretário da Mesa Diretora da Casa, deputado Sérgio Aguiar (Pros).

Durante o evento, a superintendente do Conselho Regional de Economia 8ª Região (Corecon/CE), Miriam Pinheiro, e os economistas Adolpho Cláudio Mentor Neves de Couto Melo, “in memoriam” e Paulo Roberto Coelho Pinto receberam placas comemorativas. Já o Conselho Regional de Economia do Ceará homenageou os economistas Fernando Cirino Gurgel, Marcos Costa Hollanda e o deputado Sérgio Aguiar.

Sérgio Aguiar disse que a homenagem recebida representa um enorme estímulo para prosseguir em defesa da categoria, com redobrado afinco, sempre fortalecendo a participação no debate público. “Na condição de economista, avaliamos esse profissional como um agente com perfil múltiplo, em razão de a profissão estar disseminada em setores, como o industrial, bancário, contábil, comércio e mesmo agrário, nos setores público e privado e em atividades de gestão, de planejamento e fiscalização”, acrescentou.

Segundo o parlamentar, o economista é um dos profissionais que mais trabalham visando ao bem-estar das pessoas e da sociedade. “Muito honrosamente, recebemos essa homenagem e esperamos que o reconhecimento seja não só dos presentes ao Plenário 13 de Maio, mas de todos os economistas do Estado”, pontuou.

Já o presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará, Alisson David de Oliveira Martins, lembrou a importância do economista nesse momento de crise e afirmou que se sentiu lisonjeado com a homenagem. “A profissão nasceu para diagnosticar, elaborar e sugerir estratégicas econômicas, principalmente quando estamos passando por um momento de crise. O economista mostra para os governantes e empresários a saída e busca atingir bom êxito nos negócios” ponderou.

O Dia do Economista surgiu com a promulgação da Lei 1.411, de 13 de agosto de 1951, que regulamentou a profissão e criou o Conselho Federal de Economia (Cofecon) e os conselhos regionais de Economia (Corecons), entidades de direito público com a finalidade de regulamentar, orientar, registrar e fiscalizar o exercício da profissão.

Participaram do evento ainda o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco Aguiar; o secretário executivo do Conselho de Altos e Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Ariosto Holanda; o secretário da Controladoria Geral do Município de Fortaleza, Vicente Férrer, e os prefeitos de Chaval, Pacheco Neto; de Senador Sá, Alex Sandro Rodrigues; de Cruz, Odair José Mendes, e de Guaramiranga, Luiz Viana; o presidente da União dos Vereadores e Câmeras do Ceará (UVC), César Veras, além de economistas e políticos.

DF/AT

Veja também