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Internautas concordam com ensino de música nas escolas

Por ALECE
10/08/2015 14:59 | Atualizado há 1 mês

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A obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de ensino básico foi estabelecida por lei em 2012, embora nem todas as escolas da rede pública e privada tenham se enquadrado nessa legislação. A enquete do portal da Assembleia Legislativa que esteve no ar entre os dias 3 e 9 de agosto perguntou aos internautas se eles concordam com a lei. A maioria, 83,3%, respondeu que “sim”, pois a medida ajuda a desenvolver a sensibilidade, a criatividade e a integração dos alunos.

Um total de 11,5% dos internautas votou na opção “não”, por perceber a música apenas como mais uma disciplina que iria sobrecarregar o estudante, enquanto 5,1% não têm opinião sobre o tema.

O deputado Ferreira Aragão (PDT), membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, concorda com a maioria dos internautas e defende a inclusão do ensino de música nos currículos escolares.

De acordo com ele, além de desenvolver a criatividade, integração e talento do estudante, o ensino de música – assim como todas as formas de arte – pode se tornar uma “qualificação profissional”. “É uma medida que só vem beneficiar a criança e o adolescente. Música é um hobby, mas pode ser uma profissão séria também; então essa é uma medida que tem meu total apoio”, disse.

Já o deputado Carlos Felipe (PCdoB), também membro da Comissão de Educação da Casa, levanta a questão de outra forma. Para ele, “não se deve separar as coisas desse modo”. “Por que só música?”, questionou.

De acordo com Carlos Felipe, o ensino da arte deve ser feito de forma mais ampla, para desenvolver as diferentes capacidades dos estudantes. “Se formos obrigar o ensino de música, por que não incluir pintura também, por exemplo? A arte é muito ampla, então acho que não devemos segmentar dessa forma”, defendeu.

Já a professora de música, licenciada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), e pianista Mirian Lin concorda com a maioria dos internautas e diz que a importância da disciplina não se sustenta apenas no desenvolvimento da sociabilidade e da sensibilidade.

“A música ajuda na coordenação motora e no senso rítmico-melódico. Isso, somado ao desenvolvimento do trabalho em equipe, à concentração, além da aquisição de uma nova habilidade, pode auxiliar no desenvolvimento de outras disciplinas, como Português e Matemática”, argumentou.
PE/CG

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