Notícias

História e importância do Sinep-CE são celebradas em sessão solene na Alece

Por Geimison Maia
01/09/2023 20:24 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta sexta-feira (01/09), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 80 anos de fundação do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE).

O autor do requerimento da solenidade, deputado Guilherme Sampaio (PT), falou sobre a honra de representar a categoria. “Devo boa parte da minha formação à minha experiência como diretor de escola”, lembrou. Ele ressaltou que a convivência com educadores e, em especial, com mulheres educadoras, proporcionou os “melhores aprendizados que carrego como homem público”. “Celebramos hoje uma história que constitui patrimônio da educação do Ceará”, defendeu.

Guilherme Sampaio informou ainda que o setor da educação privada é responsável por 17,5% dos alunos matriculados na educação básica do Ceará e 62% das matrículas no ensino superior estadual. Além disso, no Brasil, gera 1,5 milhão de empregos e representa 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Na avaliação do parlamentar, a existência da educação privada é importante para garantir “a existência de uma diversidade de projetos pedagógicos que asseguram uma pluralidade de propostas para a sociedade” .

Durante a solenidade, 17 atuais e ex-dirigentes do Sinepe-CE foram homenageadas com certificados. Além disso, o Sinepe-CE entregou placas de homenagem a funcionários da entidade e ao deputado Guilherme Sampaio.

Maria das Graças Bringel Olinda agradece homenagem - Foto: Máximo Moura

Falando em nome dos homenageados, a presidente do Sinepe-CE, Maria das Graças Bringel Olinda, agradeceu a celebração feita pela Alece. “Para mim, o simbolismo da ocasião se reveste de um sentimento ainda mais especial, por caber a mim ser presidente dessa entidade em um marco tão importante da sua história”, compartilhou. 

Ela ainda enalteceu a história de todos os dirigentes que passaram pela entidade, uma das primeiras a representar a educação no País. Segundo ela, eles deixaram um legado importante para a categoria e para a educação cearense. “Enquanto celebramos esses 80 anos, olhamos para o futuro com entusiasmo e determinação”, disse Maria das Graças Bringel. 

Já a vice-presidente do Sinepe-CE, Andréa Nogueira, elogiou e homenageou o trabalho de todos os funcionários do sindicato. “Faço um agradecimento a essa grande equipe, muitos há mais de 20 anos na casa”, comentou. 

Também estiveram presentes na mesa da sessão solene a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ada Pimentel; a secretária executiva de Cooperação com Municípios da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Emanuelle Grace Kelly - que representou a secretária da pasta, Eliana Estrela, e a representante do Conselho da Educação de Fortaleza, Fátima Maria Garcia Lima.

Edição: Clara Guimarães 

Veja também