Solenidade ressalta conquistas do Banco Palmas ao longo dos seus 25 anos
Por Ariadne Sousa27/10/2023 17:17 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta sexta-feira (27/10), sessão solene para celebrar os 25 anos do Banco Palmas, instituição bancária comunitária do bairro Palmeiras, em Fortaleza. Durante o encontro, foram destacadas as contribuições e inovações da Instituição.
A cerimônia é fruto de requerimento da deputada Larissa Gaspar (PT), que contou que conhece o Banco desde a época em que integrava o movimento estudantil e que por isso sabe o quanto ele colaborou para o crescimento da comunidade. “Essa moeda social aquece a economia local, promove o desenvolvimento, promove a inclusão, distribui renda, enfrenta a pobreza, e enfrenta a fome”, afirmou.
A parlamentar lembrou ainda que o Banco ao longo desses 25 anos não restringiu sua aplicação apenas à circulação monetária, ajudando a população também nas questões sociais. “Esteve ali lutando por moradia digna para a comunidade, pelo esgotamento sanitário, inclusive organizou e estruturou uma cooperativa para prestar esse serviço”, relatou.
Para o deputado De Assis Diniz (PT), subscritor da solenidade, é importante lembrar que a marca da Instituição, hoje já consolidada e reconhecida, foi construída por muitas mãos e que foram os esforços sinérgicos que determinaram o sucesso do projeto. Segundo ele, “essa dinâmica de valorizar, de reconhecer e de induzir a nossa economia é fundamental”.
Representando o governador do Estado, Elmano de Freitas, o secretário do Trabalho no Ceará, Vladyson Viana, exaltou a contribuição do Banco para as microfinanças e para a economia solidária, não apenas no Estado, mas em todo o Brasil. O gestor detalha ainda que a experiência exitosa da instituição inspirou a criação da política de crédito, voltada à economia solidária, intitulada “Ceará Credi”, executada pelo governo estadual.
HOMENAGEADOS
Representando os homenageados, a presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras, Katiana Oliveira, salientou o quanto foram fundamentais os esforços de cada um dos colaboradores e de todos aqueles que fizeram parte da história local.
A presidente apontou ainda que apesar das conquistas, a comunidade do Conjunto Palmeiras ainda enfrenta muitos desafios. Ela lamenta que apesar de ser reconhecido mundialmente, o bairro possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Capital. Entre as principais demandas levantadas por Katiana, estão um maior incentivo de práticas culturais, oferta de cursos, capacitações e oportunidades para os mais jovens.
Na ocasião, foram agraciados ainda pela Alece a representante da Associação de Mulheres em Movimento, Maria Dante de Sousa; o pároco Juciney, da Paróquia São Francisco; Ana Célia Moura, do Grupo Jornada da Vida; o secretário de Trabalho do Estado, Vladyson Viana; a coordenadora de economia popular solidária e de arranjos produtivos locais, Maria Evany Pompeu de Amorim; e Maria das Graças dos Santos dos Pereira, da Rede Cearense de Socioeconomia Solidária (RCSES).
A mesa da solenidade contou também com a participação do pároco Juciney; da representante da Associação de Mulheres em Movimento, Maria Dante de Sousa; da representante do Grupo Jornada da Vida, Ana Célia Moura.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Canal Alece é tema do Questão de Ordem desta quarta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria
Sessão solene homenageia 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros nesta quinta
Autor: Wanessa Tavares