Notícias

Programa Biografia presta homenagem à Bossa Nova

Por Por Vandecy Dourado/com FM Assembleia
03/11/2023 10:00 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

O programa Biografia desta semana presta homenagem à bossa nova com uma seleção de canções que evidenciam a força do estilo musical brasileiro. O repertório especial dos artistas João Donato, Carlos Lyra, Marcos Valle e Roberto Menescal vai ao ar na rádio FM Assembleia (96,7MHz) nesta sexta-feira (27/10), às 20h. 

Os ouvintes irão desfrutar de sucessos como “Manhã de Carnaval”, “Até Quem Sabe?”, “Samba de Verão”, “Viola Enluarada”, “Nova Bossa Nova”, “Rio”, “Lobo Bobo”, “Estrelar”, “Minha Namorada”, “Entardecendo”, “O Negócio É Amar”, “Você”, “Se É Tarde Me Perdoa”, “O Barquinho” e “Preciso Aprender A Ser Só”.

Gênero musical brasileiro, nascido na zona sul do Rio de Janeiro no final da década de 1950, a bossa nova apresenta influências do samba e do jazz americano, com ritmo cadenciado e elementos do choro, blues e da moda de viola. O estilo musical marcou uma geração a partir da reunião de jovens músicos da classe média carioca para experimentar e inovar nas composições. 

O lançamento de "Chega de Saudade", em 1958, ganhou fama mundial na voz inconfundível de João Gilberto, um dos maiores representantes do estilo. A composição foi escrita por Tom Jobim, em parceria com Vinícius de Moraes, e é considerada o marco inicial da bossa nova.

O termo "Bossa" foi utilizado pela primeira vez numa canção composta por Noel Rosa, "Coisas Nossas", na década de 1930. Na letra, Noel diz: "O samba, a prontidão e outras bossas, são coisas nossas". A sonoridade e o tom futurista das composições e batidas harmonizavam com um Brasil de mudanças estruturais e de costumes na época do presidente Juscelino Kubitschek.

Uma das músicas que ficou conhecida mundialmente é “Garota de Ipanema”, composta por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, em 1962. A canção foi regravada em diversos idiomas, incluindo uma versão em inglês na voz de Frank Sinatra. Além dessa, “Chega de Saudade”, também composta pela dupla Tom e Vinícius, marcou época. 

Outras músicas de sucesso na época são: “Eu Sei Que Vou Te Amar”, “Se Todos Fossem Iguais a Você”, “Águas de Março”, “Samba de uma Nota Só”, “O Barquinho”, “Desafinado”, “Outra Vez”, “Coisa Mais Linda”, “Corcovado”, “Insensatez”, “Maria Ninguém”, “O Pato”, “Lobo Bobo”, “Saudade Fez um Samba”.

Com produção e apresentação de Sonja Andrade, o programa Biografia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, na rádio FM Assembleia e no site da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

 

Edição: Lusiana Freire

Veja também