Programa Cabeceira, da TV Assembleia, completa 10 anos
Por Lindalva Montezuma e Ana Vitória Marques/com Assessoria07/11/2023 12:26 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

O programa Cabeceira, da TV Assembleia (canal 31.1), celebra, neste mês de novembro, dez anos de existência. E, na edição desta terça-feira (07/11), às 19h, o especial de aniversário deve trazer uma retrospectiva sobre as histórias contadas e vividas ao longo desse período, com a apresentadora e produtora, a jornalista Rosanni Guerra.
Idealizado inicialmente pela produtora Clara Pinho, o Cabeceira surgiu por volta de 2006, como um quadro dentro do programa Identidade Cultural. Nesse período, trazia não só dicas de leitura, como também de filmes e de diversão.
Por volta de 2012, passou a ser veiculado sem dia e horário determinados na programação e também era gravado por diferentes repórteres da emissora. Foi em 2013 que assumiu o status oficial e passou a fazer parte da programação da TV Assembleia de forma fixa. Desde então, em uma década, foram mais de 400 programas exibidos, com a participação de centenas de escritores.
Rosanni Guerra, que assumiu a produção e apresentação do programa desde 2013, destaca a relevância que o Cabeceira tem no cenário literário cearense, abordando a importância de uma TV pública na divulgação cultural.
"Os escritores não têm que pagar uma mídia para divulgar o seu trabalho porque é um serviço, uma função social exercida pela TV Assembleia, uma TV Legislativa de natureza pública e que coloca o Cabeceira à disposição dos escritores para divulgar seus livros", pontua.
A jornalista relembra ainda o início do programa e os desafios para se reinventar nesse tempo no ar. “Isso dá uma sensação de realização, de estar no caminho certo, de que o programa realmente alcançou seu objetivo e, acima de tudo, cresceu e ficou conhecido no meio literário cearense”, ressalta.
Cabeceira discute e divulga obras literárias todas as terças-feiras, às 19h. Apresentado por Rosanni Guerra, coordenado por Luciano Augusto e com edição de Samuel Frota, o programa dá espaço ao público para conhecer novos autores e suas contribuições à literatura. Depois de exibido na TV, o programa também ficará disponível no canal do YouTube da TV Assembleia.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Atuação da Cooperativa de Pediatras do Ceará é enaltecida em sessão solene na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes
Alece reconhece atuação do BPChoque e da CPCães em sessão solene
Autor: Guilherme de Andrade