Assembleia Legislativa celebra os 15 anos do Instituto Olhar
Por Luciana Meneses13/11/2023 12:02 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará promoveu, na manhã desta segunda-feira (13/11), sessão solene em homenagem aos 15 anos de fundação do Instituto Olhar.
A solenidade atendeu a solicitação o deputado Alysson Aguiar (PCdoB), subscrita pelo deputado Guilherme Sampaio (PT), que agradeceu pelos serviços prestados pelo instituto ao povo do Ceará. “Esse é um reconhecimento do povo cearense. Sabemos do grau de dificuldade que é conduzir essas organizações, mesmo com parcerias, para cumprir um papel que é de interesse público", disse.
Guilherme Sampaio lembrou os 15 anos de trajetória na promoção dos direitos da pessoa com deficiência visual, da prevenção de cegueira, capacitando e mobilizando a população para a importância do cuidado com a saúde oftalmológica. "O instituto é um verdadeiro patrimônio cearense”, elogiou.
O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o ex-senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), parabenizou a todos pelo trabalho social realizado pelo instituto. “As pessoas não só não têm acesso, como também não têm tempo para cuidar da saúde ocular. Amplio aqui a homenagem a todos os profissionais de saúde que resistiram, em especial durante a pandemia, que foram tão atacados, com negacionistas desacreditando o Sistema Único de Saúde. Vocês constroem a saúde pública do nosso Estado e nosso País”, avaliou.
Doutora Taís Alves de Lima Matos agradeceu o reconhecimento da Assembleia Legislativa / Foto: José Leomar
Em nome dos homenageados, a doutora Taís Alves de Lima Matos, oftalmologista do instituto, agradeceu o reconhecimento da Assembleia Legislativa e afirmou que a maior realização do instituto é saber que o trabalho tem tido um impacto positivo na saúde ocular da população cearense. “Ver é viver. E o que fazemos no instituto é muito bonito, pois a oftalmologia ainda é um serviço de difícil acesso pelo SUS e, por meio de nossos mutirões, chegamos onde o serviço de saúde nem sempre chega. Essa é nossa missão, sanar um pouco a dor de tantas pessoas, evitando a cegueira de outras tantas”, declarou.
Na oportunidade, foram homenageados os oftalmologistas que prestam serviço ao instituto, os doutores Luiz Bezerra Dantas, Fernando Queiroz Monte, Walder Braga Viana, Taís Alves de Lima Matos, além da diretora do instituto, Maria Fernanda de Lima Matos.
Estiveram presentes na solenidade ainda o assessor especial da Superintendência da Secretaria de Saúde do Ceará, doutor Lino Alexandre; a presidente do Instituto Olhar, Maria Tereza Carvalho, e o superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará, Evaldo Lima.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Sessão solene exalta importância dos serviços de Ouvidoria no serviço público
Autor: Ariadne Sousa
Estudantes universitários e de escolas públicas visitam a Alece nesta semana
Autor: Wanessa Tavares