Alece lança campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata nesta quinta
Por ALECE14/11/2023 14:22 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizará, nesta quinta-feira (16/11), a partir das 9h30min, no hall do Plenário 13 de Maio, a abertura da campanha Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata. O trabalho conta com o apoio da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e do Comitê de Responsabilidade Social da Alece.
“A campanha é promovida anualmente e é conduzida por equipe multidisciplinar do DSAS, em parceria com outros setores da Assembleia. Ela disponibilizará aferição de glicemia e pressão arterial, exames de PSA (antígeno prostático específico), avaliação nutricional, psicológica e ampla informação preventiva, visando a um cuidado integral da saúde do homem”, informa o diretor do Departamento, Luís Édson Sales.
O orientador da Célula de Acupuntura do DSAS, Egerton Teles, comunica que a campanha contará com a colaboração de acupunturistas do departamento. “Mostraremos como a acupuntura pode auxiliar, em âmbito físico e psicológico, o tratamento do câncer de próstata em todos os estágios. Ela é útil, inclusive, no processo pós-operatório, contribuindo para a cicatrização e o alívio da dor”, explica.
O urologista da Célula de Clínica Médica do DSAS, André Castelo, afirma que o câncer de próstata é silencioso e bastante prevalente na população masculina, sendo caracterizado pelo crescimento anormal do órgão.
"A cada sete minutos um homem é diagnosticado com a doença, e a cada 40 minutos ela mata um indivíduo. Esse câncer progride sem sintomas em um local que impossibilita o autoexame. Porém, se for diagnosticado precocemente, há uma boa chance de cura, considerando que hoje dispomos de muitos recursos para o tratamento", enfatiza.
O médico também enumera sintomas do estágio avançado da doença: "dificuldade em urinar, dor óssea e sangue na urina são manifestações que surgem na fase mais tardia. É importante esclarecer que o primeiro sintoma pode decorrer de uma hiperplasia prostática benigna (crescimento benigno da próstata), que atinge a maioria dos homens a partir dos 50 anos. Cerca de 30% a 40% dos afetados pela hiperplasia enfrentarão algum desconforto urinário", explica.
André Castelo ressalta ainda que a conscientização é vital para o enfrentamento do tabu que envolve o exame.
Da Redação/com Comunicação Interna
Veja também

Empreendedores negros cobram políticas públicas efetivas de incentivo em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Assinatura de cooperação técnica com municípios marca encerramento do I Seminário das Escolas Legislativas
Autor: Pedro Emmanuel Goes