Importância do Grupo de Tradições Cearenses é ressaltada em solenidade
Por Davi Holanda14/11/2023 19:40 | Atualizado há 2 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (14/11), sessão solene em homenagem aos 57 anos do Grupo de Tradições Cearenses (GTC), em referência à contribuição do grupo para a preservação e valorização das tradições culturais no País.
A solenidade aconteceu no Plenário 13 Maio, por iniciativa dos deputados Fernando Hugo (PSD) e Gabriella Aguiar (PSD), reconhecendo o papel vital do grupo na construção e perpetuação do patrimônio cultural cearense.
Gabriella Aguiar destacou que, ao longo de sua história, o Grupo de Tradições Cearenses têm se dedicado a estudar, pesquisar e divulgar a rica cultura popular do nosso Estado, enriquecendo a identidade cultural da região e do País.
“Como entidade cultural e educacional sem fins lucrativos, a organização dedica-se a uma variedade de atividades, incluindo música, dança, canto e encenações que celebram as tradições locais. Essas iniciativas visam fortalecer a integração da comunidade, contribuindo para a preservação de suas raízes.”, pontuou.
“Faço agradecimentos ao atual presidente do GTC, Artur Rocha, que está à frente deste trabalho há mais de 10 anos, com a missão de liderar e dar sequência a este trabalho que precisa permanecer em nosso Estado por muitos e muitos anos”, completou.
João Artur Freitas da Rocha, presidente do GTC, declarou que o Grupo trabalha em prol do povo cearense, assim como os parlamentares da Casa legislativa. “Nosso compromisso é com as tradições, os costumes e os saberes populares, e modernamente tudo isso é chamado de folclore”, pontuou.
“Nosso foco é no estudo e na pesquisa do folclore do Ceará. Isso nós fazemos há 57 anos e vamos continuar fazendo sempre. Porque só assim demonstraremos a nossa gratidão e reconhecimento à professora Elzenir Colares, de saudosa memória, fundadora do Grupo de Tradições Cearenses”, completou.
Luisa Cela, secretária da Cultura do Estado do Ceará, que representou o governador do Estado, Elmano de Freitas, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo GTC, de pesquisa, valorização e fomento das manifestações de cultura popular cearense, nordestina e brasileira.
“Um grupo que celebra 57 anos de existência é um motivo por si só da gente celebrar. O GTC preserva, de forma cuidadosa e original, com os elementos que de fato configuram as manifestações culturais mais diversas, sempre reverenciando muitos mestres e mestras do nosso Estado”, assinalou.
Foram homenageados com certificados João Artur Freitas da Rocha, presidente do GTC; Hermenegildo Cosme Soares, músico e diretor administrativo do GTC; Cristóvão Francisco de Souza, diretor técnico do GTC; Catarina Maria Diogo Silvino, integrante do GTC e representante do Conselho Fiscal; e José Cláudio Vieira de Siqueira, integrante do GTC, que cede o espaço da sua casa para guardar e fazer a manutenção do material e indumentária do Grupo.
Receberam homenagens ainda Magda Sara Gabriel Mesquita, secretária geral do GTC; Paulo Sérgio de Oliveira Mesquita, músico percussionista, gráfico e diretor de patrimônio do GTC; Iranildo Lima Pinto, dançarino, integrante do GTC e servidor público; Rita Eliete Vieira, cantora e integrante do GTC; e Denize Maria do Nascimento Lopes, professora, diretora social do GTC e dançarina.
Compuseram também a mesa da solenidade José Cláudio Vieira de Siqueira, integrante do GTC e a professora Sandra Veloso, representando a Comissão Cearense de Folclore.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Empreendedores negros cobram políticas públicas efetivas de incentivo em audiência na Alece
Autor: Juliana Melo
Assinatura de cooperação técnica com municípios marca encerramento do I Seminário das Escolas Legislativas
Autor: Pedro Emmanuel Goes