Notícias

155 anos de emancipação política de São Gonçalo do Amarante são celebrados na Alece

Por Geimison Maia
23/11/2023 20:13 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta quinta-feira (23/11), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração aos 155 anos do município de São Gonçalo do Amarante, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O requerente da solenidade, deputado Cláudio Pinho (PDT), lembrou a trajetória dele no município, onde foi morar após ser aprovado em concurso público. “Cheguei sem conhecer ninguém, e vocês me adotaram, me abraçaram e me deram o maior privilégio, que foi ser prefeito da cidade. Depois, a Câmara Municipal me concedeu o Título de Cidadão de São Gonçalo do Amarante”, relatou.

O parlamentar enalteceu a história dos homenageados, que, segundo ele, representam a diversidade do município. “Temos que reconhecer o trabalho (desses cidadãos), a dedicação e a perspectiva (que oferecem) de um futuro melhor para a cidade”, afirmou. Cláudio Pinho ressaltou ainda que, apesar da diversidade de empreendimentos de vários países, a cidade não perde “sua cultura e raiz”. Ele ainda lamentou que conquistas importantes tenham sido perdidas nos últimos anos, como a qualidade na educação e o equilíbrio fiscal nas contas públicas. 

O deputado Antônio Henrique (PDT), subscritor da sessão solene, parabenizou São Gonçalo do Amarante por completar 155 anos de emancipação política. “É uma história que está registrada, e temos que olhar para o passado, viver o presente e pensar o futuro”, disse. Ele defendeu o investimento no desenvolvimento da população, no crescimento econômico e em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Antônio Henrique ainda elogiou a gestão feita pelo deputado Cláudio Pinho em São Gonçalo do Amarante, onde foi prefeito durante oito anos.

De acordo com o presidente e um dos fundadores da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), Eduardo do Amaral Andrade, cerca de 90 empresas atuam no complexo, gerando de cinco a seis mil empregos efetivos por ano. “A associação foi fundada para cuidar do desenvolvimento do CIPP e da comunidade do entorno”, explicou. 

Pastor Adonias Ângelo Barros agradece em nome dos homenageados e destaca trabalho social na cidade

Durante a solenidade, 21 pessoas foram homenageadas com certificados. Falando em nome dos homenageados, o pastor Adonias Ângelo Barros relembrou todo o trabalho social feito na cidade desde que chegou ao município, há 32 anos. “Na nossa congregação, tínhamos muitas pessoas carentes, jovens que não tinham oportunidade de estudar”, citou. Por isso, foi feito um trabalho para apoiar a população local, em especial os mais jovens. “Amamos nosso povo e nosso município, e hoje me orgulho de São Gonçalo do Amarante por ver o desenvolvimento presente”, afirmou.

A professora e ex-secretária-executiva da Educação Marília Correia Soares exaltou a gestão feita pelo deputado Cláudio Pinho quando esteve à frente do Executivo municipal. “Ele marcou e foi um divisor de águas na história de São Gonçalo do Amarante”, avaliou ela, lembrando investimentos feitos na saúde, educação e infraestrutura. 

E Anastácia Martins, filha do ex-prefeito da cidade Maurício Martins, agradeceu pela realização da solenidade para celebrar a data. “É uma oportunidade de comemorar que somos de São Gonçalo do Amarante e queremos ser reconhecidos como município de fundamental importância”, ressaltou. Ela ainda defendeu o trabalho em prol da inclusão e de uma sociedade mais justa. 

A mesa da solenidade contou ainda com a presença do chefe de Gabinete da Secretaria de Articulação Política da Prefeitura de Fortaleza, Helder Gurgel, e dos vereadores de São Gonçalo do Amarante Elsa Maria de Oliveira Rodrigues, Carlos Pereira de Sousa, Ailson Ferreira Frota Filho, Thiago dos Santos Rocha e Antônia Dúlcia Carvalho Correia. 

Também participou da sessão solene a Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, que interpretou os hinos nacional e do Ceará. 

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também