Notícias

Assembleia Legislativa homenageia Hemoce pelos serviços prestados aos cearenses

Por Luciana Meneses
24/11/2023 11:49 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

sessão solene em homenagem aos 40 anos do Hemoce - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, na manhã desta sexta-feira (24/11), sessão solene em homenagem aos 40 anos do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). 

Responsável pela solenidade, a deputada Lia Gomes (PDT) se disse honrada em promover a homenagem. “O Hemoce tornou-se referência ao longo dos seus 40 anos ao servir, com excelência, todos aqueles que precisam. Estamos falando de sangue, algo vital e que não pode ser objeto de lucro”, assinalou. Conforme a parlamentar, é dever do Estado garantir a vida e a saúde de todos e é isso que nos faz humanos e nos engrandece enquanto sociedade. “O Hemoce simboliza a esperança e a vida para aqueles que precisam da doação de sangue. Viva o Hemoce. Viva o SUS”, celebrou. 

A diretora-geral do Hemoce, doutora Luciana Maria de Barros Carlos, agradeceu pelo reconhecimento ao Hemoce por parte da Assembleia Legislativa e salientou a cultura institucional do centro. “Amo e respeito a instituição em que cheguei ainda aluna, pois lá encontrei a oportunidade de alcançar enquanto médica o que eu buscava, cuidar bem das pessoas e trabalhar em prol da vida e da cura. Temos problemas como toda instituição, mas temos vontade, disponibilidade e compromisso de servir com excelência todos aqueles que precisam de nós. Agradeço a cada um que se empenhou na cura de tantos que nos buscaram e reafirmo que a população do Ceará pode continuar contando com cada profissional do Hemoce”, declarou. 

Doutor Ormando Rodrigues Campos falou em nome dos homenageados / Foto: Paulo Rocha

Em nome dos homenageados, o doutor Ormando Rodrigues Campos, ex-diretor do centro,  externou seu orgulho em fazer parte da história do Hemoce e da organizada rede de hemocentros construída ao longo dos 40 anos. “Hoje, no Ceará, temos uma organizada rede de cinco hemocentros, todos em pleno funcionamento, atendendo em todas as regiões do Estado. É praticamente impossível enumerar os passos vitoriosos do Hemoce nesses 40 anos, e, graças a esse esforço, somos referência nacional e visitados por vários estados que nos buscam para aprender sobre nossas práticas”, disse. Ele acrescentou que o Hemoce colhe, em média, 10 mil bolsas de sangue por mês, ultrapassando 100 mil por ano. “Conseguimos cobrir os 184 municípios do Estado, enviando células de transplante de medula óssea por todo o Brasil e ainda para outros países. Somos vitoriosos e podemos, com muito orgulho, festejar nossos 40 anos”, enalteceu.

Na oportunidade, foram homenageados o professor José Murilo Carvalho de Martins, o doutor Ormando Rodrigues Campos, a professora Vânia Barreto Aguiar F. Gomes, a professora Maria Helena da Silva Pitombeira e a doutora Luciana Maria de Barros Carlos. 

Participaram da solenidade o secretário Executivo de Vigilância e Regulação da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Antônio Silva Lima Neto; o diretor do Hemoce, Franklin José Cândido Santos, e a diretora Administrativa do Hemoce, Kátia Valéria Lima de Oliveira.

 

Edição: Adriana Thomasi

Veja também