Notícias

Alece reconhece importância da Sobrames para a literatura cearense em sessão solene

Por Geimison Maia
30/11/2023 17:42 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta quinta-feira (30/11), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 40 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames Ceará). 

O deputado Guilherme Sampaio (PT), subscritor do requerimento da solenidade, celebrou a data e lembrou que comemorar “40 anos de uma instituição literária não é algo usual”. Além disso, ressaltou a importância do trabalho desempenhado por todos que participam ou participaram da sociedade. 

O parlamentar lamentou ainda as dificuldades do campo literário no Brasil em razão do analfabetismo, da baixa frequência de visitas a bibliotecas e da falta de prioridade das políticas públicas voltadas ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas. Guilherme Sampaio relembrou que, quando assumiu a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, uma das primeiras medidas que tomou foi transferir o acervo da Biblioteca Pública Estadual do Ceará para que a instituição pudesse ser reformada.

Guilherme Sampaio comemorou também a realização da Conferência Estadual de Cultura, que iniciou nesta quinta-feira (30/11). “São novos tempos da política da cultura do País”, celebrou ele, lembrando, por exemplo, da retomada do Ministério da Cultura e, por consequência, das políticas culturais e dos investimentos na área. 

Presidente da Sobrames Ceará, Arruda Bastos, destaca integração entre a medicina e a literatura

O presidente da Sobrames Ceará, Arruda Bastos, afirmou que “hoje relembramos com orgulho as quatro décadas de história, dedicação e conquista que moldaram nosso caminho até agora”. Ele ainda comentou que a sociedade permite uma integração entre a medicina e a literatura, congregando tanto profissionais como acadêmicos. “A Sobrames tem sido um farol para os amantes da escrita, um ponto de encontro para mentes criativas e um celeiro de talentos”, avaliou. Ele ainda destacou a trajetória dos homenageados na sessão solene e de integrantes da instituição. 

Representando os novos membros da Sobrames Ceará, o diretor de Comunicação Social da Associação Médica Cearense (AMC), Álvaro Madeira, falou sobre a satisfação de passar a fazer parte dos quadros da entidade. “(A Sobrames) é um espaço de resistência onde saúde e literatura se fundem na busca por uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou. 

Já o sócio do Instituto do Ceará - Histórico, Geográfico e Antropológico - e organizador da antologia em comemoração aos 40 anos da Sobrames, Marcelo Gurgel, informou que a obra conta com a participação de 58 colaboradores e tem como tema “Uso Profilático”, em que aborda e esclarece os leitores sobre a síndrome de Burnout. 

Durante a solenidade, foram homenageados com certificados a médica pneumologista Ana Margarida Arruda Rosemberg; o médico neurocirurgião Francisco Flávio Leitão de Carvalho; o médico cirurgião plástico Isaac Rocha Furtado; o reitor do Centro Universitário Unichristus, José Lima de Carvalho Rocha; o presidente da Sociedade Cearense de Geografia e História e secretário-geral da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo, Antônio Vicente de Alencar; o graduado em Marketing Josemar Argollo Ferreira de Menezes e o escritor, poeta, biógrafo e ex-presidente da Sobrames/CE Wellington Alves de Souza. 

Falando em nome dos homenageados, o médico cirurgião plástico Isaac Rocha Furtado disse estar honrado com a homenagem e pela oportunidade de representar “os colegas e amigos da Sobrames”. Para ele, lançar um livro é um “momento de beleza imortal” porque, “quando você recebe um livro nas mãos (...) não tem volta. Um livro lançado passa a ser imortal”.

Os presentes no plenário acompanharam a apresentação do Coral do Hemoce. 

Estiveram ainda na mesa da sessão solene o assessor especial para Assuntos Municipais do Governo do Estado, Artur Bruno, representando o governador Elmano de Freitas; o membro da Academia Cearense de Letras (ACL) Flávio Leitão; Walter Miranda, representando o presidente da Academia Cearense de Médicos Escritores (Aceme); o membro da Academia Cearense de Medicina (ACM) Sebastião Diógenes e o presidente da Associação Médica Cearense (AMC), Ricardo Pessoa. 

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também