Noventa anos do livro “Casa-Grande & Senzala" são destaque no Questão de Ordem
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria13/12/2023 16:52 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:

O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta quarta-feira (13/12), a professora de Ciências Sociais Andrea Borges Leão, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e o professor de Ciências Sociais Emanuel Freitas, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os convidados vão falar sobre os 90 anos de publicação do livro “Casa-Grande & Senzala”, escrito pelo antropólogo, sociólogo, poeta e jornalista Gilberto Freyre.
A obra literária propõe a elaboração acerca da formação de uma sociedade "agrária, escravocrata e híbrida" e ultrapassa nove décadas, entre críticas e controvérsias, sob a demanda de releituras e novas interpretações.
O livro foi escrito num período pós-crise mundial de 1929, quando a economia sofreu queda na exportação e a política foi tomada pelo governo provisório de Getúlio Vargas (1930 - 1934). Entre os demais recortes, o período marca o enfraquecimento das oligarquias estaduais e o início da transição para um modelo industrial.
No início da década de 1930, Gilberto Freyre atuou como chefe de gabinete do governador de Pernambuco, Estácio Coimbra (1872 - 1937), e foi exilado em 1933, quando parou em Portugal, depois de passagem como professor convidado da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, onde morou após ter recebido educação em colégios americanos na juventude. Esse foi o momento da escrita de "Casa-Grande & Senzala", cujo subtítulo é "Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal".
O volume literário surge depois de profundas pesquisas antropológicas e abrange cinco capítulos (uma introdução, um sobre indígenas, um sobre o colonizador português e dois sobre o escravo negro).
ENTREVISTADOS
Andrea Borges Leão é pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bacharel e mestra em Sociologia pela UFC e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). É professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia/UFC (2019/2021). Lidera o Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte (G.E.C.C.A/NE). Também atua nas áreas de Sociologia da Cultura e do Conhecimento, Sociologia e Literatura, Sociologia e Ciência, bem como divulgação das Ciências Sociais.
Já Emanuel Freitas é graduado em Ciências Sociais pela Uece, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em Sociologia pela UFC e especialista em Ciências Políticas pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Atua como professor adjunto de Teoria Política da Uece, no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e professor permanente dos programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Planejamento e Políticas Públicas da Uece (Uece). Tem experiência na área de Sociologia da Religião, Religião e Política, Sociologia da Educação, Teoria Sociológica, Teoria Política e Estudos de Eleições.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece homenageia os 51 anos de realização da Paixão de Cristo em Pacatuba
Autor: Ariadne Sousa
Impactos e abrangência das bolsas de iniciação à docência são destacados em audiência na Alece
Autor: Pedro Emmanuel Goes