Notícias

Protagonismo de mulheres pioneiras na política do Ceará é destacado em sessão solene

Por Vandecy Dourado
04/03/2024 18:22 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta segunda-feira (04/03), no Plenário 13 de Maio, sessão solene para ressaltar o pioneirismo de mulheres na política cearense. A solenidade atendeu a requerimento da deputada Gabriella Aguiar (PSD) e foi subscrita pelos também deputados Simão Pedro (PSD) e Dra. Silvana (PL).

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Parlamento cearense presta homenagem à trajetória política e à contribuição das mulheres pioneiras na política do Ceará. Para a autora do pedido para realização da solene, a deputada Gabriella Aguiar, o ato celebra a coragem e pioneirismo de mulheres que representam centenas e milhares de mulheres no Estado. 

Servindo de inspiração e referência para gerações de mulheres cearenses, a solenidade reuniu mulheres que são desafiadas diariamente a conquistar espaços na esfera política e que ajudaram a pavimentar o caminho de outras pioneiras no Ceará. "A representatividade política feminina é uma força motriz para a desconstrução de preconceitos e para a construção de uma cultura mais justa e igualitária", defendeu a deputada Gabriella Aguiar.

A parlamentar fez um panorama histórico das conquistas femininas, como a possibilidade de votar em eleições brasileiras, a luta por igualdade de direitos trabalhistas e a evolução da mulher em espaços políticos, antes restritos aos homens. Ela destacou as cearenses que protagonizaram e marcaram a história da política nacional. 

Dentre elas a primeira prefeita do Brasil eleita por voto direto, Aldamira Guedes Fernandes, que assumiu a prefeitura de Quixeramobim, em 1959; a primeira deputada eleita para a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Maria Zélia Mota, em 1975; a primeira prefeita de uma capital brasileira, Maria Luiza Fontenele, que assumiu a prefeitura de Fortaleza, em 1986; a primeira governadora do Ceará, Izolda Cela; bem como a primeira governadora do Brasil a administrar um estado brasileiro durante a gravidez, Jade Romero, vice-governadora do Ceará. 

O deputado Simão Pedro, que subscreveu o pedido para que a solenidade acontecesse, relembrou a trajetória da mãe, Tereza Cristina Alves Pequeno, ex-prefeita de Orós, a primeira da cidade, e uma das homenageadas no ato. O parlamentar creditou à mãe o incentivo para seguir na carreira política. "Ela me incentivou a estar na política, a querer fazer algo por alguém, a melhorar a vida das pessoas através da política", disse.

Procuradora Especial da Mulher na Alece, a deputada Lia Gomes (PDT) também refletiu sobre o papel desempenhado pelas mulheres no Ceará. Ela ressaltou o orgulho que sente pelas cearenses que "desbravaram esse caminho para nós". A parlamentar pediu união feminina em busca de um ambiente mais igualitário: "vocês que abriram esse caminho, vamos tentar puxar mais mulheres para a política, para que a gente construa uma sociedade mais igualitária, com menos violência e mais justiça social", sugeriu.

Primeira prefeita do município de Graça, a senadora Augusta Brito (PT-CE) enfatizou que a mulher entra na política para mudar a vida das pessoas. "Quando a mulher entra na política, verdadeiramente, ela entra para mudar a vida de outras pessoas que não as dos seus filhos, mas as de outros filhos, de outras mães, de outras mulheres", enfatizou.

A vice-governadora Jade Romero defendeu a representatividade feminina por meio da equidade de gênero. "Nós somos maioria da população, nós clamamos também por maior representatividade. Essa representatividade só vai acontecer quando nós reduzirmos a violência política de gênero, quando nós dermos mais força às vozes femininas que se unem em torno da política de mulheres para defender outras mulheres. Essa representatividade só vai acontecer quando mulheres comuns do dia a dia, lutadoras dos movimentos sociais, se sentirem empoderadas e sentirem que esse lugar, essa tribuna, essa mesa, os palácios foram feitos para todas nós".

A solenidade reuniu ainda na mesa a ex-presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD).

HOMENAGEADAS

Na lista de homenageadas constam a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TJCE), Patrícia Sabóia; a prefeita do município de Tauá, Patrícia Aguiar; a senadora da República do Brasil, Augusta Brito; a secretária executiva do Ministério da Educação e ex-governadora do Ceará, Izolda Cela; a secretária da Proteção Social do Estado do Ceará, Onélia Santana; a primeira-dama do Estado do Ceará, Lia de Freitas; a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; e a ex-prefeita do município de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele.

Também foram reconhecidas como pioneiras na celebração a ex-deputada estadual Maria Zélia Mota; a prefeita do município de Guaramiranga, Roberlândia Ferreira Castelo Branco; a ex-prefeita de Orós, Tereza Cristina Alves Pequeno; a jornalista Maria Adísia Barros de Sá; a desembargadora Auri Moura Costa (in memoriam); e as ex-presidentes do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, as desembargadoras Maria Iracema Martins do Vale e Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Edição: Lusiana Freire 

Veja também