Notícias

Alunos de instituições de ensino de Fortaleza visitam a Alece nesta quinta-feira

Por Giovanna Munhoz/ Wanessa Tavares
21/03/2024 16:58 | Atualizado há 4 semanas

Compartilhe esta notícia:

A deputada Lia Gomes (PDT) explica sobre o funcionamento da Casa direto do Plenário 13 de Maio. Foto: Júnior Pio

Mais de 70 alunos matriculados em duas escolas estaduais localizadas em Fortaleza visitaram a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quinta-feira (21/03). As instituições de ensino participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).

A deputada Lia Gomes (PDT) recepcionou a primeira turma na parte da manhã. Os 34 alunos do 1° ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) Maria José Santos Ferreira Gomes, localizada no bairro Quintino Cunha, escutaram atentamente a parlamentar explicar o funcionamento da Casa e como acontece a tramitação dos projetos.

“Estudar para apresentar uma proposta também é essencial; buscar conhecer os grupos, conversar com as pessoas e entender sobre os assuntos”, disse.

Para o professor de Língua Portuguesa Carlos Eduardo, a visita é de grande relevância, já que insere os estudantes dentro do funcionamento do Parlamento. “Eles têm a oportunidade de conhecer de perto o que debatemos em sala de aula e aprender com essa experiência”, afirmou. 

Foto: Marcos Moura

Já no período da tarde, 38 estudantes do 2º ano do ensino médio matriculados no curso de Design de Interiores, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dona Creusa do Carmo Rocha, do bairro Monte Castelo, assistiram a uma palestra sobre a importância do voto e a história da política no Ceará e no Brasil, ministrada pela jornalista do Malce, Edna Pontes, no Comitê de Imprensa da Casa.

Em seguida, o grupo foi acompanhado pela coordenadora do curso de Design de Interiores, Patrícia Falcão, e pelo professor de História José Paiva. Os estudantes e professores conheceram o funcionamento do Plenário 13 de Maio e ouviram os detalhes sobre a função da tribuna, a composição da Mesa Diretora da Alece e o papel do deputado estadual, que elabora leis e fiscaliza o Poder Executivo.

A coordenadora Patrícia Falcão destacou a relação da visita com os conhecimentos apresentados em sala de aula. “Ampliar os conhecimentos sobre o curso é passar aos alunos o entendimento da importância do funcionamento legislativo dentro do contexto histórico e político do Ceará, além de observar a arquitetura moderna do prédio. Certamente amplia o horizonte de conhecimento dos estudantes”, declara.

A aluna Taianara Parente de Oliveira, 16 anos, ressaltou a importância de acompanhar os deputados desde o momento da escolha nas eleições. “A necessidade de jovens e cidadãos pesquisarem sobre os candidatos que irão representar a sociedade na política antes de depositarem seu voto na urna é fundamental para saber as metas do candidato e para o benefício da cidade e do Estado”, enfatiza.

Durante a visita, os estudantes conheceram o Plenário 13 de Maio, Complexo de Comissões Técnicas da Casa, a rádio FM Assembleia (96,7 MHz), o acervo do Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. 

Os estudantes foram acompanhados de manhã pela equipe do Memorial formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes e Thiago Araújo. Já a equipe da tarde do projeto é composta por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos. 

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Edição: Vandecy Dourado

Veja também