Notícias

Humor cearense é exaltado em solenidade na Alece

Por Ariadne Sousa
19/04/2024 17:30 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

Profissionais da comédia que atuam no Ceará receberam reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) pela importância do seu trabalho para o bem-estar e lazer da população. A cerimônia ocorreu na tarde desta sexta-feira (19/04), no Plenário 13 de Maio, em alusão ao Dia Nacional do Humor, celebrado anualmente em 12 de abril. 

Para o autor do requerimento que originou a solenidade, deputado Sargento Reginauro (União), a veia artística do cearense para o humor deve ser enaltecida não só pelo talento dos profissionais, mas principalmente pelas dificuldades que enfrentam no dia a dia. “Nós estamos, talvez, aproveitando muito pouco esse potencial, até como um ativo de turismo”, alertou. 

Segundo o parlamentar, deve-se criar um movimento de ações que possam fortalecer a categoria e o mercado do humor. “A gente precisa sim abrir esse diálogo, a gente precisa pensar em políticas públicas que possam potencializar o que vocês têm para oferecer ao nosso Estado através do talento e trabalho dos senhores”, considerou. 

Também solicitante da homenagem, o deputado Bruno Pedrosa (PDT) agradeceu à classe pelas contribuições e lembrou que foi de sua iniciativa a Lei Estadual de n.º 16.234/2017, que instituiu a denominação “Ceará, Terra do Humor” como bem cultural de natureza imaterial. “Portanto essa sessão solene vem para reafirmar a importância de vocês para o nosso Estado, para a nossa cultura, para nossa alegria, e para o bem-estar de toda a população cearense”, completou o parlamentar. 

HOMENAGEADOS

Presidente da Associação Cearense de Humor, Lailton Rocha Melo agradece homenagem e cobra mais investimento no setor - Foto: Máximo Moura

 

O presidente da Associação Cearense de Humor, Lailton Rocha Melo, conhecido como Lailtinho Brega, ressaltou que, além de produzir entretenimento, existe uma cadeia que se beneficia do mercado do humor, que gera empregos, movimenta o turismo e difunde a cultura local. 

Ele alertou para a necessidade de ampliação dos locais de apresentação, afirmando que são realizados “todos os dias em Fortaleza 16 shows de humor. São 16 comediantes trabalhando, nós somos ao todo 200, e nós temos hoje em Fortaleza apenas 12 casas”. 

De acordo com Lailtinho, apesar do potencial, a economia do humor carece de mais investimentos e estratégias que possam divulgar mais essa característica particular que o Estado oferece tanto aos moradores locais quanto aos turistas. “Nós somos agentes de divulgação da cultura cearense, nós precisamos estar nos equipamentos públicos, porque as periferias, as áreas vulneráveis, o povo que está sofrendo precisa rir, e a gente precisa de gente para rir da nossa cara”, afirmou. 

Na lista de agraciados figuram também Deoclécio Lino Martins, o Marmita; Leonardo Pereira de Oliveira, o Leo di Oliveira; Paulo Diógenes (in memoriam); Aluisio Júnior; Cirano Santos Pereira de Almeida, o Ciro Santos; Luciano Alves Lopes, a Luana do Crato; Luís Antônio Costa dos Santos, a Aurineide Camurupim; Mateus Cidrão; Antonino Pereira Vital, o Paçoca, e Anderson Justus. 

A mesa da cerimônia contou ainda com a presença dos deputados Stuart Castro (Avante) e De Assis Diniz (PT), ambos subscritores do encontro. Além deles, participaram os homenageados Francisco Cleudo Barbosa da Silva, que dá vida à personagem Leide Daiana, e José Jader Soares, diretor do Teatro Chico Anysio. 

Edição: Clara Guimarães

Veja também