Notícias

Sessão solene na Assembleia Legislativa comemora o Dia do Assistente Social

Por Narla Lopes
03/05/2024 14:01 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Sessão solene em homenagem aos profissionais que atuam na área da assistência social no Estado - Foto: José Leomar

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) homenageou, na manhã desta sexta-feira (03/05), em sessão solene no Plenário 13 de Maio, os profissionais que atuam na área da assistência social no Estado. A solenidade, que atendeu a requerimento do deputado Guilherme Sampaio (PT), subscrito pelos deputados Larissa Gaspar (PT), Renato Roseno (Psol), Missias Dias (PT) e De Assis Diniz (PT), marcou o Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio.

Ao ressaltar sua proximidade com a categoria e emocionado ao mencionar sua mãe, que também é assistente social, o deputado Guilherme Sampaio enfatizou que a profissão é movida pelo cuidado e pela crença na Justiça. O parlamentar destacou que não é por acaso que a maioria dos profissionais é composta por mulheres, que estendem esse compromisso para toda a sociedade. Ele também enfatizou a importância da valorização dos assistentes sociais, que desempenham papel fundamental na garantia de direitos e políticas de assistência.

"A todos os profissionais, muito obrigado, em nome do povo cearense. Recebam nosso respeito, gratidão e reconhecimento pela sua luta", acrescentou, ao destacar que não estaria aqui se não fosse pela atuação aguerrida da categoria. 

O deputado Renato Roseno também parabenizou os profissionais pelo trabalho e dedicação em garantir, diretamente nas comunidades, os direitos dos mais necessitados. No entanto lembrou que ainda há lutas a serem travadas, como assegurar carga horária, respeito ao piso salarial e o direito à formação.

“Aprendi com muitos de vocês sobre direitos humanos e como superar as causas da violência. Vocês merecem essa homenagem. Devemos dar o exemplo, com leis que respeitem o valor de cada trabalhador presente aqui. Viva o assistente social e sua busca por superar a miséria para alcançar a emancipação humana”, destacou.

Larissa Gaspar disse da alegria de participar da sessão solene e ressaltou a importância da categoria em diversas áreas da sociedade. Lembrou que, no período da pandemia, os assistentes sociais atuaram diretamente para garantir que os mais necessitados tivessem acesso aos programas assistenciais e pudessem colocar comida no prato. 

“Em todas as políticas públicas tem a presença da assistente social, fundamental no acolhimento, no encaminhamento e construção de uma sociedade justa, livre de preconceito, de discriminação e violência. Então só tenho a agradecer a vocês pela luta, dedicação e dizer que contem com a gente, com o nosso mandato para seguir na luta por direitos, por valorização profissional e salarial”, assinalou. 

O deputado Missias Dias celebrou a importância do Dia do Assistente Social, mas lamentou a desvalorização das lutas sociais no Brasil e o descaso com aqueles que se empenham nelas. “Até parece que nós, militantes de movimentos sociais, temos que cumprir um papel voluntário. Nossa luta deve ser para que tenhamos justiça em todos os espaços. Isso só acontecerá quando valorizarmos todos os assistentes sociais com salários dignos, compensando o que vocês fazem com tanto amor e profissionalismo”, frisou.

Margarida Maria Cavalcante Mota Bosio falou em nome dos homenageados / Foto: José Leomar

Falando em nome dos homenageados, a assistente social Margarida Maria Cavalcante Mota Bosio, mãe do deputado Guilherme Sampaio, destacou o papel crucial do assistente social. “Lutamos pela comida para aquela família, pela escola para as crianças, pelo trabalho justo para os operários, pelo salário justo e por justiça pelos camponeses. Fomos feitos para redimir esse mundo e somos agentes de transformação”, assinalou.

Em nome da categoria, Margarida Ravenna Guimarães, presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará, agradeceu aos deputados pela solenidade, celebrando a importância da data de 15 de maio. Ela destacou os principais desafios a serem enfrentados pela categoria, como a implantação dos serviços de assistentes sociais e psicólogos na rede pública do Ceará, a garantia de um piso salarial digno, a realização de concursos públicos e a aprovação de uma lei estadual que assegure a jornada de trabalho de 30 horas no serviço público.

“Gostaríamos de mobilizar os deputados federais e estaduais para que possam se unir a nós nessa luta pela valorização do serviço social, porque é apenas por meio da luta que podemos mudar vidas”, pontuou.

Durante a sessão solene, foram homenageados ainda Albertina de Jesus Machado, Eneida Ramos Parente, Margarida Maria Cavalcante Mota Bosio, Maria do Carmo Marques Freire, Carla Menezes Fontes, Bruna Kellen Gonçalves Freire, Fabiele Almeida dos Santos e Natanael Nogueira do Nascimento.

Além desses, Regiane Lucas dos Santos, Ermengarda Maria de Amorim Santana, Elainne Cristiane Andrade Ferreira, Mary Anne Libório de Patrício Ribeiro, Maria Gorett Nogueira da Silva, Aurélia Maria Figueiredo Sampaio, Ana Cecília Mendes Diogo Beserra, Teresa Cristina Esmeraldo Bezerra. A cerimônia contou com a performance da assistente social e cantora Jorge Guedes e da violonista Joice Farias.

Edição: Adriana Thomasi

Veja também