Notícias

Projeto Renda gera Renda realiza formação de designers de moda que vão ministrar cursos

Por Marcia Feitosa
08/05/2024 18:24 | Atualizado há 1 semana

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Máximo Moura

O projeto Renda gera Renda, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Ministério da Educação (MEC) e Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizou nesta quarta-feira (08/05), duas ações focadas no desenvolvimento da formação de artesãs: o encerramento do workshop ‘Letramento em Design Artesanal’ e uma palestra sobre comunicação não-violenta para 12 coordenadoras locais dos municípios que receberão as ações do projeto.

O workshop Letramento em Design Artesanal tem como foco profissionais que acompanharão as atividades nos 12 municípios cearenses, reunindo designers e mestres artesãos para uma imersão no universo do design artesanal e estratégias comerciais.

Os cursos multidisciplinares serão voltados para as rendeiras do litoral leste e oeste do Ceará e terão início no dia 20 de maio. 

Serão contempladas 500 rendeiras dos municípios de Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati, Icapuí, Paracuru,Paraipaba, Trairi, Amontada, Itapipoca e Itarema. Durante os cursos, com duração de oito semanas, serão repassados conhecimentos sobre designer de moda e marketing, por exemplo. O projeto será finalizado com um desfile e uma rodada de negócios, onde será apresentada uma coleção de novas peças.

“Estão participando deste workshop os designers que vão desenvolver a coleção nos municípios, juntamente com as mestres e artesãs. Esse momento é de extrema importância, para discutirmos toda a metodologia. A renda de bilro e o labirinto são as tipologias das regiões, então estamos passando por toda a identidade cultural de cada município. Nosso objetivo é evidenciar nossas rendeiras através da economia criativa”, afirma Renata Ladeia, coordenadora da Célula de Cidadania e Empreendedorismo de Impacto Social do Comitê de Responsabilidade Social  (CRS) da Alece.

Os designers de moda e estilistas que ministrarão os cursos foram escolhidos, por meio de edital publicado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). A designer de moda Cândida Lopes, que ficará responsável pelo município de Beberibe, diz que a partir da troca de conhecimentos com as artesãs locais, as peças que comporão a coleção serão desenvolvidas e disponibilizadas para venda. 

“A ideia é termos uma coleção em que iremos desde o vestuário a peças de decoração de casa. No final do curso vamos ter uma rodada de negócios e um desfile, para divulgar toda essa coleção e para que ela seja vendida. Queremos que essa continuidade traga um retorno financeiro para as rendeiras, para que elas sintam que estão sendo bem remuneradas pelo trabalho que fazem”, afirma Cândida. 

Palestra motivacional sobre comunicação não-violenta - Foto: Máximo Moura

Além do encerramento do workshop, outra turma envolvida no projeto Renda gera Renda participou de uma formação. Coordenadoras locais dos 12 municípios que terão atividades do projeto participaram de palestra motivacional sobre comunicação não-violenta com Rachel Rodrigues, do Comitê de responsabilidade social da Alece. 

O projeto ‘Renda gera Renda’ foi lançado no dia 25 de abril na Alece e é voltado à capacitação de rendeiras que já atuam na atividade, bem como à formação de novas rendeiras, com objetivo de promover o desenvolvimento profissional das artesãs e preservar e valorizar a rica tradição da renda cearense.

Edição: Clara Guimarães

 

Veja também