Assembleia Legislativa comemora os 35 anos do Sintect-CE e o Dia do Carteiro
Por Marcia Feitosa10/05/2024 20:04 | Atualizado há 4 semanas
Compartilhe esta notícia:

Os 35 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (Sintect- CE) e o Dia do Carteiro foram comemorados em sessão solene, no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nesta sexta-feira (10/05). A homenagem foi requerida pelo deputado Guilherme Sampaio (PT), subscrita pelos deputados De Assis Diniz (PT) e Larissa Gaspar (PT).
O deputado Guilherme Sampaio disse que a Empresa de Correios e Telégrafos é um patrimônio de credibilidade do Brasil, que está entre as três instituições mais confiáveis do País, segundo pesquisa realizada junto à população.
“Estamos aqui homenageando o Dia do Carteiro e o Sintect-CE, que é o instrumento de luta dessa categoria. Defendemos, desde sempre, que os Correios continuem sendo uma empresa pública e receba os investimentos necessários para competir no mercado de encomendas, um mercado bilionário que está se abrindo”, afirmou.
Guilherme Sampaio ressaltou ainda o papel de integração nacional dos Correios. “É uma instituição que ajuda na entrega de medicamentos, de material didático, garante que o serviço de postagens chegue a todos os municípios do Brasil. É um instrumento muito importante de integração e precisa ser público”, pontuou.
Para o deputado De Assis Diniz, o papel estratégico dos Correios impacta a vida de todos os brasileiros. “Quando olhamos esse País continental, vemos a importância da prestação do serviço dessa instituição. Os Correios estão, neste momento, inclusive, acolhendo o sofrimento do povo gaúcho. Os carteiros estão dando uma prova viva de solidariedade”, afirmou.
A deputada Larissa Gaspar elogiou os profissionais homenageados e disse que os carteiros estão sempre presentes na vida da população, levam acesso à informação e a produtos essenciais, enfrentando sol, chuva e situações adversas. “O Brasil é um país muito desigual e muita gente ainda não tem acesso às tecnologias e a internet. Essas pessoas têm acesso à informação através dos Correios”, declarou.
A coordenadora geral do Sintect-CE, Maria de Lourdes Paz Felix, falou da importância do trabalho prestado pela instituição e citou algumas bandeiras do sindicato, como a campanha salarial, plano de saúde e melhorias das agências. “Nós não tínhamos nenhum custo com plano de saúde. Hoje custa metade do nosso salário. Precisamos voltar ao que era antes. Precisamos que as agências tenham melhores condições para os trabalhadores”, afirmou.
.jpeg)
Foto: Dário Gabriel
A superintendente estadual dos Correios no Ceará, Iranilda Rufino, elogiou a forma aguerrida como a categoria enfrentou as ameaças de privatização e disse que em qualquer dificuldade os Correios estão prontos, de alguma forma, para atender os brasileiros.
“Gostaria que esse sentimento de orgulho fosse de todos os servidores dos Correios. Saímos do alvo da privatização e hoje estamos escolhendo uma banca para fazer um concurso público. Isso para mim é um marco. Precisamos fortalecer a empresa. A união e o diálogo farão com que os Correios cresçam”, disse a superintendente.
O diretor da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios e Telégrafos, Emerson Marinho, assinalou que Brasil deve estar sempre atento à importância dessa empresa, que tem 361 anos e não só desempenha um papel social, mas tem um papel estratégico no desenvolvimento socioeconômico da sociedade.
“Todos os anos participamos de uma das maiores operações logísticas do mundo, com a distribuição e recolhimento da prova do Enem e fazemos isso de forma muito capacitada e bem-feita. Apenas 8% do mundo mantém os Correios privatizados e apenas um deu certo, que é a Inglaterra. Em Portugal, por exemplo, está sendo reestatizado”, observou.

Foto: Dário Gabriel
Os servidores dos Correios no Ceará que receberam o Certificado de Reconhecimento da Alece foram: Maria de Lourdes Paz Felix, Eugênia Maria Landim Barbosa, Adonias José de Lima, Francisco de Assis Simplício, Eunícia Maria Feitoza da Silva, Francisco Cleber de Souza Borges, Francisco José, Rogério Sousa da Silva, Daniele Silva, Luiz Anselmo da Silva, Cláudio de Oliveira da Cruz, José Veridiano Matos Dias, Daniel Alves de Melo Neto e Elias Frutuoso Gino.
Edição: Adriana Thomasi
Veja também

Questão de Ordem aborda impactos da inteligência artificial na rotina de cartórios
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria
Portaria define funcionamento da Alece durante recesso de julho
Autor: Juliana Melo