Notícias

Alunos de instituições de ensino de Fortaleza visitam a Alece

Por Narla Lopes/ Wanessa Tavares
21/05/2024 16:15 | Atualizado há 11 meses

Compartilhe esta notícia:

Deputado Marcos Sobreira oferece explicação sobre a tramitação e votação de projetos para alunos da São Francisco de Assis - Foto: Júnior Pio

Mais de 70 alunos matriculados em duas escolas estaduais localizadas em Fortaleza visitaram a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta terça-feira (21/05). As instituições de ensino participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).

O deputado Marcos Sobreira (PDT) recepcionou a primeira turma no período da manhã, no Plenário 13 de Maio. Os 30 estudantes, do 3º ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) São Francisco de Assis, localizada no bairro Canindezinho, em Fortaleza, ouviram atentamente as explicações do parlamentar sobre o funcionamento da Casa. 

Marcos Sobreira destacou que na Assembleia Legislativa são votados todos os projetos importantes para a população cearense, incluindo medidas que beneficiam a educação, como a criação de escolas integrais, e o orçamento estadual. 

Além disso, o deputado abordou o trâmite processual dos projetos até se tornarem lei. “Aqui é onde se discute, aprova ou rejeita um projeto. Antes de chegar ao plenário, ele passa primeiro pelas comissões técnicas. Se é um projeto da área da saúde, ele passa pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para verificar se pode virar lei, e pela Comissão de Previdência Social e Saúde (CPSS). Após ser aprovado nesses colegiados, ele segue para o plenário. É importante destacar que um projeto pode ser aprovado nas comissões, mas rejeitado no plenário. O voto dos 46 deputados é decisivo, pois o Plenário é soberano. Quando aprovado, o projeto segue para a sanção do governador”, explicou o deputado. 

O grupo estava acompanhado pelas professoras de Língua Portuguesa Taís Oliveira e Glaucia Ramalho e pelo professor de Sociologia Mateus Santos, bem como pela equipe do Memorial, formada por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Isadora Nepomuceno e Thiago Araújo.

 Alunos da Escola Professora Maria Margarida do Castro Almeida visitam a Alece - Foto: Máximo Moura

Já no período da tarde, 40 estudantes, do 2º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Professora Maria Margarida do Castro Almeida, do bairro Conjunto Esperança, em Fortaleza, visitaram as dependências do Legislativo cearense. 

O percurso da visita iniciou com a palestra no Plenário 13 de Maio, do historiador Sávio Batista, que falou  sobre a política do Ceará e do Brasil. Em seguida, os jovens, acompanhados pelos professores de Biologia Ariella Bezerra e Cícero Mateus Borges, conheceram o acervo de peças e maquetes no Memorial, que destaca a história do Estado e do Parlamento cearense.

O professor Cícero Mateus Borges disse que a visita dos alunos à Assembleia vai ajudar bastante os estudantes na elaboração dos trabalhos, seminários e nas rodas de conversas para a preparação da Semana da Feira Cultural, que este ano traz a temática “Mulher” nos seus mais diversos âmbitos (social, direitos, deveres, política, cultural). "A Feira Cultural acontece na última semana de junho na escola, e com certeza a conquista do voto feminino e o protagonismo da mulher na política, como observado hoje na visita à Assembleia, serão tema de discussão na Feira Cultural da nossa escola”, afirmou.

A aluna Rubiane Santos, 16 anos, considerou “a visita muito interessante, principalmente em conhecer o Malce, com maquetes sobre a fundação da cidade de Fortaleza e o perfil dos deputados estaduais que fizeram parte do Parlamento cearense”, relatou.

Na ocasião, além do Plenário 13 de Maio, o grupo conheceu o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, as instalações da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o acervo do Malce.

Os estudantes foram acompanhados pela equipe do Memorial, composta por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos. 

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e da tarde. Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

 

Edição: Clara Guimarães

Veja também