Alunos de Guaiúba e Fortaleza conhecem memorial e estruturas da Alece
Por Giovanna Munhoz/Vandecy Dourado06/06/2024 16:20 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

Sessenta estudantes de duas escolas públicas estaduais conheceram a estrutura física do prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em Fortaleza, nesta quinta-feira (06/06). As turmas são da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral José Tristão Filho, localizada em Guaiúba, e da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Joaquim Antônio Albano, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.
Os dois estabelecimentos de ensino participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce), e puderam visitar o Memorial, o Plenário 13 de Maio, o Complexo de Comissões Técnicas da Casa e a rádio FM Assembleia.
Durante a visitação, os alunos também participaram de um bate-papo com instrutores do Malce, que compartilharam fatos sobre o funcionamento do Poder Legislativo e deram uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. Na parte da manhã, 36 alunos participaram da atividade. Já no turno da tarde, foram 24 estudantes do 3º ano, matriculados no curso técnico de Enfermagem.
No período da tarde, os alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Antônio Albano conferiram a transmissão de programas da FM Assembleia - Foto: Máximo Moura
Em meio à visita na rádio FM Assembleia, o radialista Alex Oliveira explicou como acontece a transmissão das atividades parlamentares e dos programas produzidos na Casa. “A prioridade é a transmissão dos deputados que estão reunidos em comissões técnicas, audiências públicas, sessão solene e no plenário. Quando não, a gente segue a programação aqui, tocando música. Somos uma rádio pública, não temos comerciais”, detalhou.
A comitiva foi acompanhada e orientada sobre o funcionamento da Alece pela equipe da manhã do Memorial, composta por Paulo Roberto Nunes, Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Carlos Pontes, Bárbara Marinho e Miguel Rodrigues.
Já à tarde, o grupo do Memorial é composto por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277-3700 e (85) 3277-3707.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Alece apresenta boas práticas de governança para comitiva da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Autor: Júlio Sonsol/Comunicação Interna
Identidade Cultural apresenta a trajetória do cantor e compositor Dudu Santos
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria