Notícias

ITA e estudantes cearenses são homenageados pelo projeto Inesp Ciência

Por ALECE
11/06/2024 18:44 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Os 59 estudantes de escolas cearenses aprovados no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2023/2024, receberam, nesta terça-feira (11/06), o reconhecimento pela admissão em uma das provas mais difíceis do país. A iniciativa foi da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do projeto Inesp Ciência, do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp). A solenidade aconteceu de forma virtual, transmitida pela plataforma Zoom e além dos estudantes, o próprio Instituto (ITA) foi homenageado.

O evento foi conduzido pelo diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha, lembrando que o sonho dos estudantes homenageados começou a se realizar a partir do apoio familiar, além do suporte pedagógico das suas escolas. 

“A concepção dessa solenidade traduz-se pelo reconhecimento público do Poder Legislativo Alencarino ao mérito dos estudantes das instituições educacionais cearenses, estimulando o fortalecimento do poder do conhecimento pelo estudo e pesquisa de áreas científicas, como estratégia para o desenvolvimento justo e sustentável do Estado do Ceará”, ressaltou.

O secretário-executivo da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, Prof. Dr. Helder Nogueira parabenizou os estudantes, os professores, gestores, a família por essa conquista que, nesse momento, está tendo um momento de reconhecimento. “O Inesp está sempre sendo esse protagonista, quero parabenizar e dizer que educação se faz com muita parceria, seguimos juntos”, afirmou.

O reitor do ITA, prof. dr. Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, destacou sobre a preocupação que o Instituto tem de formar cidadãos, para além de técnicos. “Nós queremos formar não só bons técnicos, bons engenheiros, mas excelentes cidadãos.” Ele parabenizou os alunos e reconheceu o esforço de cada um para chegarem até aqui.

Entre os alunos homenageados, Letícia Pontes de Sousa Viana, melhor classificada, representando as mulheres e Lucas Almeida Oliveira, melhor classificado, representando os homens se manifestaram. Letícia ressaltou a responsabilidade de representar as meninas, mas destacou a alegria de sentir como é gratificante ver o quanto os colégios estão investindo e quantas pessoas do Ceará conseguiram passar. “A turma ITA me mostrou que eu gostava a estudar e o colégio me incentivou muito. Esse caminho foi incrível e eu não me arrependo nem um pouco", acentuou Letícia.

Para Lucas a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP foi a primeira olimpíada que teve contato e o ITA apareceu como mais um desafio. “Eu fui amadurecendo demais nesse caminho”, afirmou.

Da Redação/com Assessoria

 

 

Veja também