Alece reconhece importância dos artistas plásticos para cultura cearense em solenidade
Por Geimison Maia12/06/2024 19:07 | Atualizado há 4 semanas
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (12/06), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia do Artista Plástico Brasileiro, celebrado anualmente em 8 de maio.
A deputada Larissa Gaspar (PT), autora do requerimento da sessão solene, ressaltou que a realização do evento é uma forma de “valorizar a arte que é produzida no estado do Ceará e dar visibilidade aos sujeitos que estão produzindo essa arte”. Larissa Gaspar ainda informou sobre projetos de autoria dela em tramitação na Alece que propõem, por exemplo, a criação da Semana Estadual das Artes Visuais, da Bienal Estadual das Artes Visuais e do Museu da Cultura e História Afro-Cearense.
Durante a sessão solene, foram homenageados com certificados os artistas plásticos Cassius Marcellus Sena do Vale (Ksim), Edenísio da Silva Oliveira (Eden Loro) e Aliny do Nascimento Sousa e as instituições Ponte Cultura e.V - Intercâmbio Cultural Alemanha/Brasil - e Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação.
Falando em nome dos homenageados, o professor Herbert Rolim, do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação, defendeu que, sem as artes, “teríamos um mundo em preto e branco e mais triste”. Ele informou que o grupo foi criado em 2004, a partir das atividades de pesquisa que realizava como doutorando. “O grupo, nesses 20 anos, procurou trabalhar a arte pública de interesse público e como prática social, sobretudo considerando os aspectos humanos inter-relacionais”, explicou ele, acrescentando que o coletivo faz parte do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Já a coordenadora do Mestrado Profissional em Artes (PPGArtes) do IFCE, Lourdes Macena, avaliou que o artista precisa também ser visto como um trabalhador. “O artista precisa viver com dignidade e, para isso, sua arte precisa estar em condições de lhe dar esse retorno”, disse. Ela explicou ainda que o PPGArtes foi criado com o intuito de fazer com que a academia reconheça o trabalho realizado pelos artistas.
Também estiveram presentes na mesa da sessão solene o conselheiro estadual de Cultura, Francisco Ivo, e Dan Pelegrin, da Galeria Absurda.
Edição: Lusiana Freire
Veja também

Questão de Ordem aborda impactos da inteligência artificial na rotina de cartórios
Autor: Ariadne Sousa/com Assessoria
Portaria define funcionamento da Alece durante recesso de julho
Autor: Juliana Melo