Alece promove ações em alusão ao Setembro Amarelo
Por Ariadne Sousa/ com Comunicação Interna03/09/2024 15:15 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:
Nesta segunda matéria da série especial sobre o Setembro Amarelo, a Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) apresenta a programação voltada à saúde mental e valorização da vida. As atividades, que têm início nesta quarta-feira (04/09), incluem oficinas, grupos sistêmicos, rodas de conversa e intervenções em vários setores do Poder Legislativo.
Realizadas por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) e do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), as ações têm por finalidade oferecer apoio, informação e ferramentas práticas para lidar com questões relacionadas à saúde mental.
Entre os esforços da Casa Legislativa para marcar o mês está ainda a disponibilização de plantão psicológico da Célula de Psicologia do DSAS, com a oferta de atendimento ao público interno e a comunidade do entorno. O serviço pode ser acessado por contato telefônico e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h20min e das 13h às 16h20min. Aqueles que necessitam de apoio podem entrar em contato pelo telefone (85) 3277.3781.
PROGRAMAÇÃO
4 a 25 de setembro - Grupos Sistêmicos - Setembro Amarelo. Horário: Quartas, às 15h, e quintas, às 10h. Local: Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas (2º andar do anexo III).
11 de setembro - Abertura do Setembro Amarelo. O evento contará com mesas expositoras das células do DSAS e CRS, abordando temas voltados para a promoção da saúde mental, incluindo a prevenção do adoecimento psíquico. Horário: 9h. Local: Térreo do anexo III - hall de entrada (em frente ao Ciadi).
11 a 30 de setembro - Blitz de intervenção nos setores da Alece. Horário: 9h. Local: Sede e anexos II, III e IV.
14, 21 e 28 de setembro - Oficina Despertar no Programa Alcance. Horário: 12h30 às 14h. Local: Auditório do anexo II (6º andar).
19/09 - Afetos Literários. Horário: 9h30. Local: Auditório Lucila Bonfim (2º andar do anexo III).
9, 16, 23 e 30 de setembro e 7 de outubro - Farol Masculino. Horário: 10h às 11h30. Local: Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas (2º andar do anexo III).
25 de setembro - Roda de conversa "Todos juntos pela vida!". Horário: 9h. Local: Salão de Práticas Sistêmicas Restaurativas (2º andar do anexo III)
ONDE BUSCAR AJUDA
Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da Família, postos e centros de saúde);
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24h, Samu 192, prontos-socorros e hospitais;
Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita, 24 horas, todos os dias). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat;
Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (ATAI), no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, no bairro Messejana, em Fortaleza. O serviço foi criado por médicos da Residência em Psiquiatria do Hospital de Messejana e é destinado a pessoas com idade a partir de 16 anos. Mais informações, ligue para o número (85) 98888-8200.
SAIBA MAIS
O Setembro Amarelo surgiu em 2015, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, ao longo do mês, ações de órgãos e entidades diversas mobilizam para o tema da saúde mental. Em 2024, o lema da campanha nacional é “Se precisar, peça ajuda!”.
SÉRIE ESPECIAL - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS
A primeira matéria produzida em alusão à Campanha Setembro Amarelo 2024 apresentou a importância do papel da escuta e da identificação de comportamentos que possam indicar uma fragilidade psicológica, assim como de onde é possível buscar ajuda.
Edição: Clara Guimarães
Veja também