Move Ceará promove encontro com representantes das comissões técnicas da Assembleia Legislativa
Por Narla Lopes04/09/2024 11:39 | Atualizado há 1 semana
Compartilhe esta notícia:
O projeto Move Ceará, parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, promove novo encontro com representantes das comissões técnicas nesta quinta-feira (05/09), das 8h30 às 11h30, no auditório do Complexo de Comissões Técnicas da Alece.
Na ocasião, serão divulgadas as proposições resultantes das discussões e definidos os encaminhamentos legislativos para as próximas etapas. A atividade dá continuidade ao projeto nascido em novembro de 2021, com o objetivo de promover uma aproximação estratégica entre o Poder Legislativo e o setor produtivo cearense. A iniciativa busca fortalecer a governança colaborativa, fomentar a sustentabilidade e impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado.
Segundo a secretária Executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Luiza Martins, todas as informações coletadas pelo Move Ceará foram sistematizadas e segmentadas entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “As proposições do Parlamento, desenvolvidas com base nos estudos e diálogos realizados, foram organizadas para a apreciação das comissões técnicas da Assembleia Legislativa”, explica.
O Move Ceará tem se destacado por sua abordagem inovadora na construção de um modelo de governança colaborativa, voltado para a sustentabilidade de diversos segmentos do setor produtivo e para o estímulo ao desenvolvimento econômico do Ceará. O projeto tem uma relevância crucial não apenas pelo impacto potencial no crescimento econômico do Estado, mas também por sua capacidade de influenciar positivamente as políticas públicas e estratégias de desenvolvimento regional.
Desde o início do projeto, foram realizados eventos de escuta ativa em todas as 14 regiões administrativas do Ceará, proporcionando um espaço de diálogo entre o Legislativo, a população, o setor econômico, a academia, o terceiro setor e o Judiciário. Esses encontros possibilitaram o debate sobre as vocações regionais e os ecossistemas de negócios, criando um ambiente de apoio e articulação com a sociedade.
Inicialmente, o projeto mapeou as principais demandas em estudos econômicos sobre o Ceará, identificando 11 setores econômicos essenciais para o crescimento sustentável do Estado. Em seguida, promoveu uma escuta territorial com os atores envolvidos nesses setores, construindo um banco de dados robusto, com mais de 1.500 demandas setoriais - segmentadas nas 14 macrorregiões de planejamento do Ceará - e transformando-as em 300 projetos customizados para os setores observados.
Os encontros presenciais do Move Ceará foram realizados nas seguintes cidades: Crato (Cariri), Iguatu (Centro-Sul), Fortaleza (Grande Fortaleza), Aracati (Litoral Leste), Camocim (Litoral Norte), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Baturité (Maciço de Baturité), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Canindé (Sertão de Canindé), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Sobral (Sertão de Sobral) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).
Com sua atuação abrangente e inclusiva, o Move Ceará reafirma seu compromisso com a construção de um futuro mais próspero para o Estado, promovendo um ambiente de cooperação entre o setor produtivo e os poderes constituídos.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também