Oradores

Missias Dias lamenta assassinato de jovem em desocupação de terreno em Fortaleza

Por Narla Lopes
17/09/2024 12:21 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Dep. Missias Dias ( PT ) - Foto: José Leomar

O deputado Missias Dias (PT) lamentou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), desta terça-feira (17/09), realizada de forma presencial e remota, o assassinato de uma jovem durante a desocupação de um terreno no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na última quarta-feira (11/09). 

O parlamentar destacou que a ação foi ilegal e pediu justiça, prestando solidariedade à família de Ana Mayane dos Reis Severino, de 28 anos, vítima do crime. "Não podemos naturalizar uma situação tão grave, especialmente quando o despejo foi conduzido de forma privada, por pessoas encapuzadas, que agiram como se fossem representantes.

Missias Dias ressaltou que Ana Mayane estava entre aqueles que, junto com outras pessoas, reivindicavam um terreno para que pudesse ser desapropriado e transformado em um conjunto habitacional. "Ela estava lutando por uma solução para o problema crônico da falta de moradia no Brasil e no Ceará, onde milhares de famílias pobres enfrentam dificuldades para encontrar um lar", enfatizou.

O deputado sublinhou que a ocupação foi realizada pacificamente para chamar a atenção para o déficit habitacional em Fortaleza, que hoje afeta 146.490 pessoas. Ele também lamentou a falta de políticas públicas eficazes nos últimos anos para resolver essa situação. "Espero que o problema habitacional de Fortaleza seja encarado como uma questão social urgente. Ninguém deveria pagar com a vida por lutar por seus direitos", declarou. Missias Dias ainda fez um apelo para que todas as forças do estado do Ceará atuem para garantir que os responsáveis pelo crime sejam punidos. 

Além disso, durante seu pronunciamento, o deputado parabenizou o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) pela celebração dos oito anos da Feira Cultural da Reforma Agrária do Ceará, organizada pelo MST através do Centro de Formação e Capacitação Frei Humberto, em São João do Tauape.

"O evento promove a interação entre o campo e a cidade, oferecendo mais de 200 produtos produzidos por camponeses e camponesas dos assentamentos de reforma agrária. É uma grande oportunidade para todos conhecerem a nossa arte, cultura e culinária, com alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos", destacou o parlamentar. 

Em aparte, o deputado Renato Roseno (Psol) informou que, assim que soube da ação ilegal no terreno no bairro Carlito Pamplona, “realizada por pessoas encapuzadas armadas”, a Comissão de Direitos Humanos e o Escritório Frei Tito foram acionados e estão atuando no caso.

 

Edição: Lusiana Freire

Veja também