Alece destaca papel social da economia solidária durante sessão solene
Por Márcia Feitosa10/12/2024 17:57 | Atualizado há 4 meses
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta terça-feira (10/12), no Plenário 13 de Maio, uma sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Economia Solidária no Brasil. A homenagem foi requerida pelo deputado De Assis Diniz (PT) e subscrita pelos deputados Júlio César Filho (PT), Guilherme Sampaio (PT) e Martinha Brandão (Cidadania).
No dia 15 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária no Brasil, em celebração ao nascimento do líder seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988. O deputado requerente da solenidade, De Assis Diniz (PT) disse que a luta por uma economia que envolva os pequenos empreendedores exige uma capacidade de organização dos atores, que possibilite participação na vida pública.
“A economia solidária dá condição de vida e acesso a todos. É importante que o dinheiro circule no bairro, na bodega, no carrinho de sanduíche para que as coisas aconteçam. Economia não é só a macro, é também a dos pequenos e médios. Precisamos ser vistos para sermos lembrados. Quero que todos saibam que esse mandato só tem sentido de existir para superar os graves problemas que temos que enfrentar, um deles é o acesso ao crédito”, afirmou o parlamentar.
A deputada Martinha Brandão (Cidadania) disse que a economia solidária expressa um novo modo de organização da produção, comercialização, finanças e consumo. “A economia solidária desenvolve as capacidades dos trabalhadores, privilegia a autogestão e a cooperação em empreendimentos coletivos. É um segmento muito importante que engradece muito a sociedade. Não poderia deixar de prestar essa homenagem a todos vocês”, afirmou.
Foto: Máximo Moura
A diretora da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT/CE) e Secretária Geral da Unisol Ceará, Lúcia Maria Silveira de Queiroz, declarou que desde os anos 2000 a CUT vem tentando construir o movimento cooperativista, com o fortalecimento do trabalho e da renda. “Precisamos nos organizar e nos fortalecer, cada vez mais, para incentivarmos o consumo consciente e a geração de trabalho e renda”, declarou.
A diretora de Economia Popular e Solidária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), Silvana Parente, disse que é uma honra homenagear a economia solidária, hoje vista como uma ciência e uma nova forma de fazer economia. “É preciso fortalecer a economia solidária dentro da economia de mercado. Não podemos ficar com esse modelo centralizador, que gera tanta exclusão. É precisa recursos públicos, conhecimento, assistência técnica e espaço de comercialização”, pontuou.
Milena Camelo, secretária de Juventude da Fetraece, parabenizou todos os movimentos sociais que fortalecem a economia solidária. “São muitos anos dedicados ao trabalho e à defesa da economia solidária. Quero parabenizar vocês, que fazem esse papel fundamental de se doar, de forma calorosa e valorosa em favor da economia solidária. Costumo dizer que estamos vivendo o tempo do excesso, o excesso de consumo, de acúmulo. É a valorização do ter ao detrimento do ser”, considerou.
O secretário do Trabalho do Estado do Ceará, Vladyson Viana, reforçou que, historicamente, a trajetória pela luta da economia social do Ceará é mérito dos movimentos sociais. “Trago como uma das experiências exitosas de referência para o país, o Banco Palmas. Temos feito um esforço para que o Ceará seja uma referência na política pública de economia. Construir uma política como o Ceará Credi dá muito trabalho, demanda muito esforço. Precisamos estar vigilantes, porque precisamos avançar”, ressaltou.
Homenageados
Compuseram a mesa da solenidade, Vladyson Viana, secretário do Trabalho do Estado do Ceará; Silvana Parente, diretora de Economia Popular e Solidária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece); Lúcia Maria Silveira de Queiroz, diretora da Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT/CE) e Secretária Geral da Unisol Ceará; e Milena Camelo, secretária de Juventude da Fetraece.
Foram homenageados, Eduardo Martins Barbosa, Ana Lourdes Freitas, Cícera Maria Silva, Indianara Rodrigues, João Joaquim de Melo Neto Segundo, Lúcia Maria Silveira de Queiroz, Maria Evany Pompeu de Amorim, Maria Glória Carvalho, lariaNeci de Almeida, Maria Lúcia Alexandre da Silva e Sandra Maria Rosário Nogueira.
Edição: Clara Gimarães
Veja também

Solenidade na Alece homenageia o Ferroviário Esporte Clube nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa
Alece celebra Dia Nacional do Humorista nesta segunda-feira
Autor: Wanessa Tavares