Dia do Músico e Dia Nacional do Forró são celebrados na Alece
Por Juliana Melo16/12/2024 17:27
Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reuniu, nesta segunda-feira (16/12), no Plenário 13 de Maio, representantes da música no Ceará para celebrar o Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro, e o Dia Nacional do Forró, comemorado oficialmente no 15 de dezembro. A iniciativa foi dos deputados Stuart Castro (Avante), Larissa Gaspar (PT), Luana Régia (Cidadania) e De Assis Diniz (PT) e subscrita pelos deputados Missias Dias (PT) e Sérgio Aguiar (PDT).
A relação com a música foi destaque na fala do deputado Stuart Castro, que também relatou que acompanha o trabalho dos músicos cearenses e das bandas de forró há vários anos. “Estamos reconhecendo nossa história, cultura e a importância de sermos o berço do forró. Os grandes compositores, músicos, bandas, produtores se enraizaram ou nasceram no Ceará”, pontuou.
O parlamentar lembrou também que a música faz parte do desenvolvimento econômico e do turismo do estado. “Parabéns não só aos homenageados, mas também a todos que sobrevivem e que lutam para que a música e forró estejam cada vez mais em destaque”, destacou.
O deputado De Assis Diniz (PT) também reforçou que a música movimenta a economia e frisou o contraste na situação financeira de músicos que alcançam grandes fortunas, enquanto há aqueles que trabalham por cachês muito pequenos. Ele lembrou ainda que o forró, embora marginalizado em seu início, hoje é um ritmo reconhecido como uma das mais importantes manifestações culturais do país. “Vocês trazem alegria, fazem nossa alegria e são nossos orgulhos”, concluiu.
A deputada Larissa Gaspar (PT) reconheceu a importância da música para o desenvolvimento humano e para a formação das nossas crianças e jovens. Ela informou que seu mandato apresentou algumas iniciativas que estão tramitando aqui na casa, como a criação do programa Orquestra nas Escolas.
A parlamentar destacou também que músicos dedicam suas vidas para contribuir para a cultura e, quando chegam no fim da vida, ficam totalmente desamparados, sem contar com direitos previdenciários, trabalhistas, ou sem contar com uma instituição governamental que possa acolhê-los. “Pensando nisso, a gente propôs aqui uma iniciativa que é a Casa de Apoio do Artista, a gente já viu vários artistas que contribuíram muito para a cultura do nosso estado, ficar desamparado”, frisou.
O músico Jolson Ximenes, da banca Transacionais, lembrou o período da pandemia, quando muitos músicos passaram dificuldades e alguns chegaram a vender seus instrumentos para garantir o alimento para suas famílias. Ele agradeceu pela homenagem e declarou que “o sentimento é de vitória, de conquistas, de resiliência, é de saber que a trajetória não parou, ela continua, e quem ama a música jamais abandona. A todos os irmãos a música, a todos os irmãos do forró, existência sempre”.
A cantora de forró Monique Pessoa ressalta a importância da música na sua vida - Máximo Moura
Uma das homenageadas, cantora de forró Monique Pessoa, explicou que a música trouxe a possibilidade de pagar por sua formação acadêmica,de se tornar cirurgiã dentista. “Foi a música que pagou a minha graduação até aqui. Com muita dificuldade, mas com muito orgulho. O forró é uma potência e eu quero que vocês cresçam, façam sucesso, e que a nossa cultura cada vez mais ganhe espaço”, afirmou.
Durante a sessão solene, foram homenageados pelo Dia Nacional do Forró músicos, compositores e representantes do meio musical: Elenilon Jorge De Lima; Rafaela Manville, Maestro Arley; Ítalo da Mocinha; Davi Calandrini, Valdecir Ferreira Araújo; Laninha Show; MatheusinhoKabra da Peste; Zé lvan Sanfoneiro; Corrinha; Karollzinha Sanfoneira; Carlos Hilmar; Tony Sousa; Lobão Locutor; Tiago Nogueira; Professor do Curso de Música da Universidade Estadual Ceará (UECE), Heriberto Cavalcante de Porto Filho; Claudine Rodrigues de Albuquerque; Monique Pessoa; Neto Leite; Janaína Alves; Francisco Cláudio de Castro Costa; Luciana Lessa; Rodrigo Santos. E os músicos da Banda Styllus, Brasas do Forró, Mastruz Com Leite, Forró Real e Os Transacionais.
A mesa da cerimônia contou com a presença do presidente da Associação dos Músicos e Profissionais da Música do Estado do Ceará (AMUCE), Mackflay; presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais no Estado do Ceará (Sindimuce), Amaudson Ximenes; e dos cantores Monique Pessoa, Matheus Oliveira Coutinho e Fernanda Kelly.
Também estiveram presentes a vereadora Adriana Almeida (PT) e a representante da Associação das Mulheres Empreendedoras do Estado do Ceará, Cícera Silva.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Solenidade na Alece homenageia o Ferroviário Esporte Clube nesta segunda
Autor: Ariadne Sousa
Alece celebra Dia Nacional do Humorista nesta segunda-feira
Autor: Wanessa Tavares