Notícias

Solenidade em alusão ao Dia do Jornalista destaca importância da profissão para a democracia

Por Juliana Melo
07/04/2025 17:22 | Atualizado há 3 semanas

Compartilhe esta notícia:

Sessão Solene em alusão ao Dia do Jornalista homenageia profissionais - Foto: Dário Gabriel

Nesta segunda-feira (07/04), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene, no Plenário 13 de Maio, para comemorar o Dia do Jornalista, celebrado oficialmente no dia sete de abril. A data foi instituída pela Associação Brasileira de Imprensa, em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto em 1830 por inimigos políticos.

A solenidade atendeu a requerimento do primeiro-secretário da Alece, o deputado De Assis Diniz (PT), subscrito pelos deputados Sargento Reginauro (União), Antônio Henrique (PDT) e Almir Bié (Progressistas). O evento contou também com a presença do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB)

O papel estratégico e essencial dessa profissão foi ressaltado pelo deputado De Assis Diniz (PT). O parlamentar destacou a necessidade de combater a desinformação e as chamadas fake news, que geram consequências para a política e podem até colocar vidas em risco por conta dessa prática. 

O deputado homenageou também dos profissionais do jornalismo que trabalham nos veículos de comunicação do Poder Legislativo, destacando a importância desse trabalho para a aproximação do Parlamento com a sociedade. “Reconhecer e homenagear é, sem sombra de dúvida, um papel que o Legislativo tem para com os nossos cidadãos e, principalmente, com quem mais precisa ter a informação verdadeira”, concluiu. 

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), lembrou que o Dia do Jornalista é celebrado na mesma data do aniversário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Ele relatou as ações realizadas nas comemorações das duas datas e destacou que foi inaugurado, nesta segunda-feira (07/04), nas dependências da rádio Alece FM (96,7 MHz), o Estúdio Narcélio Limaverde, em homenagem ao comunicador cearense falecido em 2022. “Importante que a gente honre o passado para poder honrar o futuro. A nossa missão é fazer com que a Assembleia esteja cada vez mais perto do cidadão, que reverbere o pensamento da maioria da população cearense. Cada vez mais nova, inovadora, transparente”, declarou. 

Deputado Antônio Henrique (PDT), por sua vez, ressaltou que o estado e o Brasil precisam dos jornalistas que têm compromisso com a verdade, com a investigação, trabalhando de forma ética e independente. “Não há democracia sem liberdade de imprensa, mas também não há liberdade de imprensa sem compromisso com a verdade. Defender a imprensa é defender o jornalismo sério e não panfletagem disfarçada de notícia. Queremos ver a imprensa plural, profissional, livre e responsável”, frisou.

O contexto atual, em que as tecnologias permeiam o trabalho dos jornalistas, foi lembrado pelo deputado Acrísio Sena (PT). Ele alertou para as questões que a imprensa ira enfrentar com a inclusão da inteligência artificial e destacou a importância da luta dos sindicatos da categoria para enfrentar esses desafios. "Essa data é um momento de reflexão, mas também é um momento de olhar a caminhada, a luta e a história de muitos que lutaram para que nós tivéssemos hoje a possibilidade concreta de, inclusive, realizar uma sessão solene em defesa dessa categoria. Porque a liberdade de imprensa, a defesa da democracia nunca tiveram tão atuais como nos dias de hoje”, pontuou. 

 

Presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, lembra demandas históricas  da categoria e prega combate à precarização da profissão. Foto: Dário Gabriel

Um dos homenageados, o presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita, lembrou que há demandas históricas dos jornalistas, que questionam os baixos salários, vínculos frágeis e falta de reconhecimento da profissão. Para ele, a solenidade não é apenas um momento de comemoração, mas é também um chamado ao diálogo para cobrar respeito e combater a precarização da profissão não só no setor privado, mas na administração pública. “Jornalistas são contratados por empresas terceirizadas com cargos fictícios, como auxiliar administrativo, mas, na prática, exercem funções de jornalistas”, explicou. 

Rafael Mesquita também cobrou a realização de concursos públicos estaduais e municipais. “Que o serviço público passe a valorizar quem comunica em nome do povo com vínculo estável, função reconhecida e salário digno. E que a publicidade institucional dos entes públicos só seja destinada a veículos de comunicação que estejam em dias com suas obrigações trabalhistas e tributárias, porque não é aceitável que o recurso do povo financie a precarização e a exploração”, pontuou. 

Durante a sessão solene, foram homenageados pelo Dia do Jornalista: Andréa Fontenele de Almeida, André Gurjão Carvalho, Carlos Mazza, Chagas Vieira, Demétrio de Andrade Bezerra Farias, Donizete Arruda, Elton Viana Ramos, Edison Silva, Rafael Mesquita Jerônimo, Erivelton Melo Celedônio, Guilherme Gonsalves, Hébely Rebouças, Inês Aparecida, Kamila Fernandes e Poliana Iorrani Uchoa Pereira.

Estiveram presentes na sessão solene o vereador Jânio Henrique (PDT); o coordenador de Comunicação da Alece, José Ilo Santiago Júnior; o jornalista Tiago Cafardo, representando o Governo do Estado do Ceará; a ex-deputada estadual Maria Luíza Fontenele. Também prestigiaram o evento os coordenadores dos veículos de comunicação da Alece, além de profissionais de imprensa e jornalistas do setor público de entidades e órgão da Casa. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Clara Guimarães

Veja também