Alunos de Aquiraz, Itaitinga e Fortaleza visitam a Alece nesta semana
Por Wanessa Tavares/Gleydson Silva/Narla Lopes/Giovanna Munhoz10/04/2025 16:53 | Atualizado há 2 semanas
Compartilhe esta notícia:

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, entre os dias 8 e 10 de abril, alunos de cinco escolas. Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como sua importância para a sociedade.
Na manhã de terça-feira (08/04), foram recepcionados 33 alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Edilson Brasil Soarez, localizada no Conjunto Ceará. O coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes, acompanhou a visita dos jovens e destacou a importância de conhecer a história do Poder Legislativo e acompanhar as atividades dos representantes da população na Alece.
%20.jpg)
Deputado Renato Roseno (Psol) conversou com os estudantes do Colégio Liceu do Ceará na quarta-feira (09/04) - Foto: Bia Medeiros / Alece
Já na quarta-feira (09/04), a Alece recebeu duas instituições. No período da manhã, foram 36 estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Liceu do Ceará, no bairro Jacarecanga. O grupo, acompanhado pelos professores Alisson Sousa e Fernanda Lemos, recebeu as boas-vindas do deputado estadual Renato Roseno (Psol) no Plenário 13 de Maio.
O parlamentar falou sobre a história e a importância da democracia para a garantia de direitos e explicou sobre o funcionamento da Casa e a importância do Parlamento para a sociedade. “Aqui se faz e fiscaliza leis. É aqui que se fala, se debate e se faz política pública, políticas essas que são de interesse da população. Não se faz política sem debate”, afirmou.
%20.jpg)
Deputado Sérgio Aguiar (PSB) falou sobre o trabalho dos parlamentares em conversa com estudantes de Direito do Centro Universitário Estácio - Foto: Érika Fonseca
Na tarde de quarta-feira, cerca de 45 estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Estácio puderam conhecer um pouco da história e da estrutura do Parlamento cearense.
Os universitários, acompanhados do coordenador do curso, Márcio Plastina, e da professora Marília Costa, foram recebidos pelo deputado Sérgio Aguiar (PSB), que contou a trajetória política dele e detalhou o processo de elaboração e tramitação das leis na Casa, desde a elaboração pelos mandatos parlamentares até a discussão e votação em Plenário.
O parlamentar lembrou aos estudantes que “tudo se resolve na política”. “É importante viabilizarmos mais candidaturas femininas, para termos mais parlamentares mulheres, visto que elas consistem em 51% do eleitorado, assim como acompanhar os mandatos de seus representantes, isto é, checar se compromissos de campanha estão sendo cumpridos e se político em questão realmente atua no sentido de representar os interesse da população”, defendeu.
O coordenador Márcio Plastina avaliou que o projeto O Parlamento e sua História complementa o aprendizado de sala de aula, aproximando o estudante da prática jurídica.
O estudante Irevelton Xavier, que cursa o primeiro semestre do curso, comentou sobre a importância da visita ao Parlamento para os estudantes. “Primeiro semestre a gente estuda muito legislação, pois são os fundamentos. Estar aqui possibilita novos olhares para esse conteúdo, visto que é aqui que as leis são elaboradas e aqui o desenvolvimento do nosso Estado é definido”, argumentou.
A visita de quinta-feira (10/04) teve a presença de duas escolas. Durante a manhã participaram aproximadamente 26 alunos do 1º, 2º e 3º anos da Escola de Ensino Médio (EEM) Maria Bernardo de Castro, de Aquiraz. O grupo foi acompanhado pelos professores Rodrigo Miguel da Silva (Geografia) e Fabiano José (Filosofia). “É muito importante trazê-los aqui para promover a cidadania e permitir que conheçam a Casa do Povo, onde são feitas as leis que regem o nosso Estado. Assim, eles compreendem melhor a dinâmica da sociedade”, explicou o professor Rodrigo Miguel.
Ele destacou ainda que a atividade estimula uma reflexão crítica sobre a história do País, com foco no período da ditadura militar e na redemocratização. “Os alunos vieram empolgados e felizes. Nossa expectativa é que essa experiência contribua para a formação cidadã de cada um deles”, concluiu.
E, na tarde desta quinta-feira (10/04), a equipe do Malce recebeu 34 estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Escola Galdino Assunção Filho, do bairro Riachão, do município de Itaitinga. Os alunos estavam acompanhados pelo coordenador da instituição, Moíses Ribeiro, e os docentes Jardel Souza (Responsabilidade e Cidadania) e Marcela Ferreira (Língua Portuguesa).
A aluna Sâmia da Silva, 14 anos, relatou ser a primeira vez que visita a Alece, tendo a oportunidade de conhecer diversos assuntos, como política, arte e cidadania. “Estou achando muito interessante conhecer a Assembleia Legislativa e o Memorial, porque a gente pode ampliar nosso conhecimento e também conhecermos artes muito bonitas, como esses quadros com pinturas que retratam o papel da mulher em várias áreas da sociedade”, afirmou.
Todas as turmas das escolas desta semana conheceram o dia a dia da Alece por meio de visita ao Plenário 13 de Maio; ao acervo do Malce; à exposição temporária “Fragmentos-Ecos da Essência Feminina”, com curadoria de Anete Mendonça, e às instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz), além de assistirem a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará.
As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes, e por Socorro Medeiros, Ivana Abreu Dantas, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.
As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefone a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277-2613.
Edição: Geimison Maia
Veja também

Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na Alece nesta segunda
Autor: ALECE
Lideranças criticam os impactos da EC nº 103 na previdência dos trabalhadores municiais
Autor: Guilherme de Andrade