Notícias

Alece entrega Título de Cidadão Cearense ao empresário Armando Leite

Por Ariadne Sousa
07/05/2025 18:16 | Atualizado há 16 horas

Compartilhe esta notícia:

- Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta quarta-feira (07/05), solenidade para a entrega do Título de Cidadão Cearense ao empresário do setor de energias renováveis Armando Leite, nascido em Portugal. A honraria foi concedida por meio da Lei Estadual de n.º 19.159/2025, fruto de projeto apresentado pelo deputado Bruno Pedrosa (PT), que requereu a realização da sessão solene. 

Na cerimônia, Bruno Pedrosa destacou que a homenagem se justifica pelos 30 anos de atuação do empresário no Ceará, principalmente na área dedicada à geração de energia sustentável. “O senhor Armando é, acima de tudo, um exemplo vivo do que significa acreditar em um território, investir nas suas potencialidades e contribuir de forma efetiva para o seu crescimento”, afirmou. 

De acordo com o parlamentar, a trajetória de Armando Leite se entrelaça com a história de progresso do Ceará por meio de projetos inovadores, parcerias público-privadas, incentivo à formação de mão de obra técnica e inserção de tecnologia sustentável. “Hoje, ao receber esse Título de Cidadão Cearense, ele não apenas formaliza um laço com o nosso Estado, mas reafirma uma identidade que, na prática, já foi construída ao longo desses 30 anos, com trabalho silencioso, dedicação cotidiana, respeito às nossas tradições, ao nosso povo cearense e ao território do estado do Ceará”, completou Bruno Pedrosa. 

Após o recebimento da comenda, Armando Leite agradeceu o reconhecimento e ressaltou o quanto é grato ao Ceará pelo acolhimento desde o início da sua jornada de investimentos no Estado. Segundo ele, na época, fizeram uma piada de “que havia um maluco querendo vender vento”. Apesar da brincadeira, ele enalteceu as parcerias que encontrou nas terras alencarinas. “Eu tenho que ser muito agradecido ao povo cearense, porque foi o povo cearense que me permitiu chegar aonde cheguei, da maneira que cheguei”, declarou. 

Armando Leite disse que se sente muito cearense e que tem muito orgulho do trabalho que desenvolve no Estado. “Realmente eu tenho feito os possíveis e impossíveis para trazer empresas, para trazer investimentos. Para além dos megawatts que nós produzimos, o mais importantes são as pessoas e os cearenses que nós ajudamos a resgatar a dignidade”, apontou o empresário. 

A filha do empresário, Sofia Abreu, contou que o pai fez questão que ela nascesse no Ceará, o que demonstra o quanto ele valoriza o Estado. “Eu sou completamente apaixonada por ele, tenho uma admiração muito profunda. Se tivesse uma premiação de melhor pai do mundo, eu não tenho dúvida que seria dele. A gente tem uma amizade muito além da relação pai e filha”, contou. 

Na mesa da solenidade estiveram presentes a presidente da Câmara Brasil-Portugal do Ceará, Patrícia Campos; o presidente do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia), Luiz Carlos Queiroz; o gerente de desenvolvimento sustentável da Fiec, Joaquim Rolim; o diretor de operações na Qair Brasil, Gustavo Silva; o conselheiro da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Carlos Alberto Mendes Júnior, e o presidente da Câmara Brasil-Portugal do Ceará no biênio 2023-2025, Raul Santos. 

Confira abaixo a íntegra da sessão solene: 

Edição: Clara Guimarães 


 

Veja também