Notícias

Alece homenageia festival Sana pelos 25 anos de fomento à cultura pop no Ceará

Por Ariadne Sousa
15/05/2025 19:06 | Atualizado há 7 horas

Compartilhe esta notícia:

A mesa da cerimônia é formada por parlamentares e homenageados - Foto: Marcos Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (15/05), sessão solene em comemoração aos 25 anos do Sana, um dos maiores festivais de cultura pop e geek do País. A solenidade aconteceu no Plenário 13 de Maio e destacou as contribuições do festival para o calendário de eventos do Estado, assim como para a inclusão cultural. 

O autor do requerimento que originou a solenidade, deputado Missias Dias (PT), apontou que o Sana reúne, a cada edição, milhares de jovens de Fortaleza, da região metropolitana e de vários municípios do Estado. “Um evento que ultrapassa as barreiras do entretenimento e se transforma em uma ponte entre gerações, talentos e sonhos, que é o festival do Sana. Já tive a oportunidade de estar por duas vezes nesse evento e saio dali com muita animação, porque o Sana representa o retrato da nossa juventude cearense, do Nordeste e do Brasil”, disse. 

O deputado ressaltou ainda que o festival promove ações sociais, como o fornecimento de entradas gratuitas a jovens de escolas públicas por meio do projeto “Geek em Ação”, pelo qual 54 mil participantes já foram beneficiados. “Com ingresso social, toneladas de alimentos e ração arrecadados e doados a quem mais precisa. Com o Geek Patas, maior evento de doação de animais do Ceará, dezenas de vidas também são salvas a cada edição”, detalhou. 

O deputado Missias Dias evidenciou a valorização da cultura e da juventude. Foto: Marcos Moura

“Cada cosplay montado com dedicação, cada quadrinho vendido por um artista independente, a cada jovem que encontra ali um espaço para ser ele mesmo, o Sana cumpre sua missão de democratizar a cultura, valorizar a juventude, movimentar a economia criativa e fortalecer a identidade nordestina. Nada disso seria possível sem o público, vocês que vibram, se fantasiam, que respeitam e que criam: vocês são a alma do Sana”, finalizou Missias Dias. 

O secretário do Esporte do Ceará, Rogério Nogueira Pinheiro, parabenizou os realizadores do Sana pela trajetória e pela importância que conquistaram no circuito de eventos do Ceará. Além disso, elogiou as iniciativas sociais, inclusive aquelas voltadas ao incentivo de práticas esportivas, como vôlei e taekwondo.

HOMENAGEADOS

Daniel Braga defendeu a diversidade do evento. Foto: Marcos Moura

Segundo o presidente da Fundação Cultural Nipônica Brasileira (FCNB), Daniel Alexandre Braga, por muitos anos a cultura geek e gamer foi marginalizada e alvo de preconceito. “A cultura geek é inclusiva por essência, abraça a todos sem distinção. No Sana, maracatu, hip hop, roda de capoeira, cordel e tantas outras expressões da cultura tradicional e popular do Ceará e do Nordeste convivem lado a lado, num verdadeiro sincretismo cultural onde todos podem ser o que quiserem, sem julgamentos”, ponderou. 

Daniel Alexandre falou também sobre os impactos do Festival na economia e no turismo local. “A cada edição, o Sana gera cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. No turismo, o impacto é crescente. Para a próxima edição, já temos ingressos vendidos em diversos estados do País. Esperamos receber mais de 3 mil turistas”, completou. 

A cerimônia reuniu diversos frequentadores do Sana. Foto: Marcos Moura.

Completaram a lista de homenageados: Igor Macedo de Lucena; Ricardo Sá Busgaib Junior; Diana de Vasconcelos Nunes; Marcio Bertrand Diniz Nazareth Filho; Rafael Sampaio Rocha; Carlos Eduardo Cavalcanti; Arthur Koch; Lucas Fernandes do Nascimento; Nathiel de Sousa Silva; Antonio Mauricio Moreira Aragão Junior; Silvyo Roberto Amarante; Thales Wylmar de Oliveira Santos; Jefferson Ferreira dos Santos; Matheus Teodoro Ramsey Santos; Felipe Leite Ribeiro; Francisco Lucas Duarte Feitosa; André Cardoso Albuquerque; e Francisco David Paes de Andrade Forte.

A mesa da cerimônia contou ainda com a participação do vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Ceará (Fecomércio), Luís Fernando Monteiro Bittencourt; do vereador de Fortaleza, João Aglaylson (PT-CE); do deputado federal Danilo Forte (União-CE); da homenageada Maria da Silva Lopes e sua filha Luane Lopes. 

Edição: Vandecy Dourado

Veja também