Médica do Hemoce reforça no Conexão Alece a importância de acompanhar a saúde do sangue
Por Ricardo Garcia11/08/2025 11:35 | Atualizado há 1 dia
Compartilhe esta notícia:

A médica e diretora de Hemoterapia do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Denise Brunetta, foi a convidada do Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7 MHz), desta segunda-feira (11/08). Na entrevista, ela destacou os cuidados necessários com a saúde do sangue, a importância da doação de sangue, entre outros temas.
De acordo com a especialista, atualmente o entendimento sobre a importância do sangue é diferente do que se entendia alguns anos atrás. “Hoje o sangue é entendido como um órgão nosso, e, como tal, temos que cuidar muito bem dele. O sangue transporta oxigênio, hormônios, anticorpos, sendo fundamental para todo o funcionamento do corpo”, avaliou, complementando que, “com um sangue que não está saudável, não é possível ter um funcionamento adequado de nenhum outro órgão do corpo”.
Denise Brunetta enfatizou a necessidade de um acompanhamento contínuo das taxas de sangue no organismo, considerando essencial a realização de check-ups pelo menos uma vez ao ano. “Todas as pessoas devem fazer esse acompanhamento regular, principalmente as populações de risco, como crianças, mulheres em idade fértil, gestantes e idosos. O hemograma vai mostrar inicialmente um quadro geral e, a partir dele, vai ser possível fazer uma investigação sobre alterações e eventuais causas de anemia”, salientou.
Ainda segundo a médica, na teoria, qualquer profissional da medicina é capaz de solicitar um exame de sangue e avaliá-lo. “Temos os hematologistas que são especialistas em doenças do sangue, mas é possível resolver 95% das anemias sem a participação desses médicos. Qualquer clínico ou profissional de outra especialidade consegue investigar e tratar a grande maioria das causas de anemia”, assinalou.
Ela também ressaltou o papel do Hemoce no gerenciamento de sangue no Estado. “É um orgulho para nós cearenses termos o Hemoce como responsável pela política de sangue no Ceará. Somos uma referência para outros estados em relação tanto ao gerenciamento do estoque de sangue doado quanto ao cuidado que temos com os nossos doadores”, apontou.
A diretora do Hemoce explicou ainda alguns cuidados que são tomados no que se refere à proteção das pessoas que doam sangue. “Há certos mitos no que se refere à doação de sangue, mas é preciso esclarecer que toda doação passa por uma avaliação que verifica a hemoglobina (proteína presente no sangue) do doador. Se essa taxa estiver baixa, esse doador não vai para frente no processo de doação”, comentou.
Segundo ela, o Hemoce toma todos os cuidados necessários em relação aos riscos de deficiência de ferro de uma pessoa doadora. “Temos uma política de ofertar ferro para o doador com maiores riscos de deficiência de ferro. O próprio médico ou o enfermeiro da triagem, no momento em que identifica o doador, consegue autorizar esse processo”, pontuou.
Esses e outros temas abordados pela médica e diretora de Hemoterapia do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), Denise Brunetta, podem ser conferidos na íntegra no canal da Alece FM no YouTube ou ainda pelo Alece Play.
SERVIÇO
Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Play. O aplicativo pode ser baixado no Google Play, em celulares Android, ou acessado pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV.
O programa vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV às 20h30. Além disso, o programa fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: Spotify, Deezer, YouTube Music e Apple Podcasts.
Edição: Vandecy Dourado
Veja também

Comissão de Defesa do Consumidor aprova projeto que impede bloqueio de celular por inadimplência
Autor: Guilherme de Andrade
Em Cena destaca trajetória do artista cearense Igor Jansen
Autor: Guilherme de Andrade / com Assessoria