Parlamento Jovem Alece é lançado durante o Seminário Regional e elege representantes do Vale do Jaguaribe
Por Pedro Emmanuel Goes21/08/2025 18:35 | Atualizado há 4 horas
Compartilhe esta notícia:

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), em parceria com a Diretoria Legislativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lançou, na tarde desta quinta-feira (21/08), mais uma edição do Parlamento Jovem Alece. A iniciativa tem como finalidade promover o letramento político de estudantes do ensino médio da rede pública, estimulando a compreensão sobre o papel do Poder Legislativo e fortalecendo valores democráticos e de cidadania.
A atividade envolveu 68 estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Arsênio Ferreira Maia, e integra a programação do I Seminário Regional das Escolas Legislativas do Ceará, que acontece até esta sexta-feira (22/08) em Limoeiro do Norte.
O Parlamento Jovem já é uma experiência presente em diferentes casas legislativas do País. No Ceará, o projeto ganha novo formato em 2025, com encontros formativos, que resultarão em uma imersão na vivência do Parlamento, aproximando os jovens do processo legislativo e do exercício da cidadania.
A assessora acadêmica da Unipace, Dauane Vila, explicou que o novo projeto deve percorrer as sete macrorregiões cearenses, como parte do Seminário Regional das Escolas Legislativas, com o objetivo de escolher 14 jovens, estudantes da rede pública estadual de ensino, que irão, em dezembro, realizar uma vivência no Parlamento cearense.
“Partindo disso, nosso objetivo aqui passa a ser oferecer uma formação mínima para os estudantes, ao contrário do que aconteceu da primeira vez, quando os estudantes escolhidos já partiam para a imersão no Legislativo”, disse.
%20.jpg)
Carlos Martins, diretor Legislativo da Alece, apresenta aos alunos o programa Parlamento Jovem Foto:Júnior Pio
Carlos Martins, diretor Legislativo da Alece, reforçou também a importância da atividade na politização dos participantes. “Os jovens são o futuro do nosso país, e cuidar deles é uma preocupação do nosso presidente, deputado Romeu Aldigueri (PSB). Então, o que estamos oferecendo aqui é o letramento político para estes jovens, que estão tendo a oportunidade de conhecer diversos assuntos relacionados, e é claro que esse nosso contato não se resumirá ao encontro de hoje”, explicou.
De acordo com ele, os representantes eleitos para o parlamento Jovem Alece estarão em contato constante, até dezembro, com as equipes da Diretoria Legislativa e Unipace, que irão propor estudos, leituras, discussões e outras orientações, para que a experiência do Parlamento simulado seja a mais proveitosa possível para todos os participantes.
“Eles terão uma vivência completa, que será a atividade final do projeto. Serão orientados pela própria Mesa Diretora da Alece para que aprendam a conduzir e participar de uma sessão plenária, que contará com discursos, votação de projetos e todos os elementos que uma sessão plenária oficial dispõe”, esclareceu Carlos Martins.
REPRESENTANTES ELEITOS
%20.jpg)
Thiago e Priscila são eleitos pra representar o Vale do Jaguaribe no Parlamento Jovem Alece Foto: Júnior Pio
Os estudantes escolhidos como representantes do Vale do Jaguaribe no Parlamento Jovem foram Priscila Batista e Thiago Araújo. Sob a orientação do professor e servidor da Alece, Filipe Fernandes, eles e toda a turma debateram democracia, cidadania e direito a partir da obra “O castiçal, a escrivaninha, a cadeira e o rascunho”, e-book lançado pelo Coletivo Delirantes, que reúne contos alusivos aos 200 anos da Independência do Brasil.
Os vencedores tiveram, durante a “disputa”, que envolveu ainda os estudantes Fábio Vitor e Allynson Jimenez, a oportunidade de defender suas bandeiras e sua participação no projeto.
Para Priscila Batista, que tem como principal motivação o combate à violência de gênero e a defesa dos direitos das mulheres, esta é uma oportunidade de única de se fazer ouvir. “A defesa dos direitos da mulher é uma pauta muito valiosa, e o debate deve ser contínuo, pois só assim as coisas mudam, e a democracia se expande”, argumentou.
Thiago Araújo também fez a defesa de melhorias para as escolas públicas, e afirmou como bandeira própria a luta por melhores estruturas e condições de trabalho para estudantes e professores.
A professora de Lingua Portuguesa da turma, Maria Clara de Andrade, orientou os estudantes durante a atividade e elogiou a iniciativa da Alece de retomar este projeto que considera de grande importância para a formação cidadã dos jovens. “São eles que vão construir o futuro do nosso país, e mesmo que nem todos tenham a oportunidade de participar, a atividade realizada foi tão instigante que é perceptível que uma semente foi plantada na maioria deles. Pela participação dos colegas, todos são capazes de engajar a pauta e conhecer mais, afinal, a participação política da sociedade também é uma construção social”, defendeu.
A programação do I Seminário Regional das Escolas Legislativas segue nesta sexta-feira (22/08), a partir das 8h com palestra sobre o Seminário Regional seguido do curso de Gestão de Gabinete e Assessoria Parlamentar. Ambos acontecem no IFCE, localizado na rua Estevão Remígio de Freitas, 1145, Monsenhor Otávio, Limoeiro do Norte.
Edição: Clara Guimarães
Veja também

Solenidade na Alece reconhe valor da Cultura e Cinema cearense
Autor: Guilherme de Andrade
Demandas e desafios das rádios comunitárias são debatidos na Alece
Autor: Juliana Melo