Alece celebra contribuição da Sociedade de Anestesiologia para medicina cearense em sessão solene
Por Pedro Emmanuel Goes27/08/2025 19:22 | Atualizado há 3 horas
Compartilhe esta notícia:

Os 70 anos da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (SAEC) foram celebrados pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) na noite desta quarta-feira (27/08), no Plenário 13 de Maio, em sessão solene solicitada pelos deputados Fernando Hugo (PSD), Simão Pedro (PSD), Heitor Férrer (União) e Luana Régia (Cidadania). Durante a homenagem, foi destacada a organização profissional dos médicos anestesiologistas e sua contribuição para a medicina cearense.
Fundada em 1955, a SAEC teve como pilares a organização entre os médicos José Carlos Ribeiro, na época, presidente da instituição; o cardiologista e professor de Farmacologia Heli Vieira de Souza, então secretário; e o tesoureiro Carlos Augusto Studart. De acordo com o deputado Fernando Hugo (PSD), o objetivo era desenvolver, de modo técnico-científico, a anestesiologia do Ceará.

Deputado Fernando Hugo (PSD), requerente da homenagem, presidiu os trabalhos da sessão solene - Foto: Érika Fonseca / Alece
Para o parlamentar, a trajetória traçada pela Sociedade a partir de então é marcada pelo desenvolvimento contínuo e pela busca de melhorias e atualizações técnico científicas, sempre buscando a valorização da especialidade. “Trata-se de uma grande organização de profissionais, que valoriza a pesquisa científica, e sua atuação junto aos núcleos hospitalares e outros centros mais desenvolvidos têm refletido diretamente no crescimento da profissão em nosso Estado”, avaliou.

Deputado Antônio Granja falou sobre a importância da categoria para a saúde do Estado - Foto: Érika Fonseca / Alece
O deputado Antônio Granja (PSB) também exaltou a história da SAEC e agradeceu aos profissionais pelo importante serviço prestado à população cearense. “O compromisso e dedicação de vocês têm contribuído sobremaneira para a melhora do serviço em saúde ofertado em nosso Estado”, frisou.
A presidente a SAEC, Luciana Chaves de Morais, afirmou que a entidade se destaca pela trajetória de organização profissional, avanço científico e valorização da especialidade. “Ao longo destes 70 anos, cada diretoria deixou sua marca, contribuindo para que a SAEC chegasse nesta forma que possui hoje”, comentou. Ela acrescentou que a Sociedade já teve 28 presidentes, e todos eles, à sua maneira, romperam barreiras e lideraram o grupo com maestria.
De acordo com ela, a SAEC é a maior seccional da categoria do Brasil. “No Ceará, temos cerca de 900 associados, e todos têm contribuído para promover transformações reais na vida das pessoas e instituições hospitalares". "Essa homenagem é um gesto de reconhecimento, mas também de sensibilidade para com nosso trabalho, o que fortalece ainda mais nosso compromisso”, disse.
Foram homenageados, durante a cerimônia, 15 médicos anestesiologistas membros da SAEC e outros profissionais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da entidade.
A secretária da Saúde de Fortaleza, e também uma das homenageadas, Riane Maria Barbosa, enalteceu a união dos profissionais de anestesiologia e o serviço promovido pela sociedade. “É um dia muito importante para todos, a atual direção da SAEC vem realizando um belíssimo trabalho, e espero estarmos juntos por vários anos promovendo este serviço tão interessante ao povo cearense”, frisou.
A solenidade contou ainda com a presença do deputado Gordim Araúdo (PSDB); do diretor do SAMU Ceará, Jefferson Oliveira; da vice-presidente da Associação Médica Cearense, Izabela Parente; do diretor do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana, Valdécio Branco; e do vice-presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará, Túlio Osterne.
Confira a íntegra da sessão solene:
Edição: Geimison Maia
Veja também

Canal Alece é tema do Questão de Ordem desta quarta
Autor: Juliana Melo / com Assessoria
Sessão solene homenageia 100 anos de fundação do Corpo de Bombeiros nesta quinta
Autor: Wanessa Tavares